Perspectivas para a Constituição de uma Cultura de Participação em Temas Sociais de Ciência-Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u831857Palabras clave:
CTS, Paulo Freire, PLACTSResumen
Na educação ciência-tecnologia-sociedade (CTS) almeja-se, dentre outros objetivos, a democratização das decisões envolvendo temas sociais de ciência-tecnologia. Compreendendo que esse propósito está permeado por distintos entendimentos, defendemos uma perspectiva ampliada de participação social. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho centra-se em definir e caracterizar elementos que contribuam para situar e constituir mecanismos ampliados de participação em temas sociais que envolvem ciência-tecnologia. Assim, realizamos uma investigação de cunho teórico-prático, fundamentada por referenciais de diferentes campos e da produção da área. Como resultados, situamos essa perspectiva de participação em termos de ação cultural motivada por propósitos transformadores e sinalizamos três elementos — valor, conhecimento e engajamento social — que, articulados entre si, evidenciam indicativos para a sua construção. Portanto, apresentamos problematizações e fundamentações teórico-práticas com relação aos elementos, entendendo que elas podem contribuir para sinalizar e orientar caminhos frente à constituição de processos democráticos ampliados no contexto da educação CTS.
Descargas
Citas
Andrade, M., Conrado, D., Nunes-Neto, F., & Almeida, R. (2016). Abordagem sobre Agrotóxicos em uma Sequência Didática Colaborativa baseada em Questões Sociocientíficas. Indagatio Didactica, 8(1), 1083–1097. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3666
Archanjo Junior, M. G. A., & Gehlen, S. T. (2020). A Tecnologia Social e sua Contribuição para a Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20(1), 345–374. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u345374
Auler, D. (2002). Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências. (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional da UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82610
Auler, D. (2011). Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. In W. L. P. Santos, D. Auler (Orgs.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas (pp. 73–98). UnB.
Auler, D., & Delizoicov, D. (2015). Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas, 21(45), 275–296. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4525
Bordenave, J. (1994). O que é participação (6ª ed.). Brasiliense.
Callon, M. (1998). Des différentes formes de démocratie technique. Responsabilité & Environnement, 9(1), 63–73.
Cardoso, A., Caluzi, J., & Santos, R. (2020). Aproximação entre a filosofia de Hugh Lacey e o campo educacional em ciência, tecnologia e sociedade. Ensaio — Pesquisa em Educação em Ciências, 22(1), 1–26. https://doi.org/10.1590/21172020210127
Cardoso, Z., Abreu, R., & Strieder, R. (2016). Lixo Eletrônico: uma proposta CTS para o ensino médio. Indagatio Didactica, 8(1), 1610–1626. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3523
Cuevas Badallo, A., & Urueña López, S. (2019). Públicos y actores en la democratización de la actividad científica. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad — CTS, 14(42), 9–29.
Dagnino, R. (2010). Um dilema latino-americano: ciência e tecnologia para a sociedade ou adequação sócio-técnica com o povo? In R. Dagnino (Org.). Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e Política de Ciência e Tecnologia: abordagens alternativas para uma nova América Latina. EDUEPB.
Dagnino, R. (2019). Tecnociência solidária: um manual estratégico. Lutas Anticapital.
Dagnino, R., Thomas, H., & Davyt, A. (1996). El pensamiento en ciencia, tecnología y sociedad en Latinoamérica: una interpretación política de su trayectoria. REDES, 3(7), 13–51.
Ferreira, A., Quadros, A., & Rodrigues, V. (2016). Ensino a partir de temas: é favorecida a apropriação de conceitos científicos? Indagatio Didactica, 8(1), 1098–1113. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.4665
Freire, P. (1981). Ação Cultural para a Liberdade (5ª ed.). Paz e Terra.
Freire, P. (1999). A educação na cidade (3ª ed.). Cortez.
Freire, P. (2001). Política e Educação (5ª ed.). Cortez.
Freire, P. (2005). Pedagogia do Oprimido (48ª ed.). Paz e Terra.
Freire, P. (2006). Extensão ou Comunicação? (13ª ed.). Paz e Terra.
Freire, P. (2014). Pedagogia dos sonhos possíveis. Paz e Terra.
Freire, P. (2016). Conscientização. Cortez.
Freire, P. (2018a). Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido (24ª ed.). Paz e Terra.
Freire, P. (2018b). Educação e mudança (30ª ed.). Paz e Terra.
Freire, P. (2019a). Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos (5ª ed. ). Paz e Terra.
Freire, P. (2019b). À Sombra desta Mangueira (12ª ed.). Paz e Terra.
Gall Centa, F., & Muenchen, C. (2016). O Despertar para uma Cultura de Participação no Trabalho com um Tema Gerador. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 9(1), 263–291. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p263
García, M. G., Cerezo, J. A. L., & López, J. L. L. (1996). Ciencia, Tecnologia y Sociedad: una introducción al estudio social de la Ciencia y la tecnología. Tecnos.
Gonçalves, F. P. (2020). Análise textual discursiva como constituinte de um processo de comunicação. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(19), 722–738. https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.370
Gonzalez, I., & Silva, J. (2012). Desenvolvimento de Conceitos e Valores na Decisão sobre o Uso de Drogas. III Seminário Ibero-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade. Madrid/Espanha: AIA-CTS.
Hartmann, A., & Zimmermann, E. (2010). CTS no ensino médio: aplicação de C&T na realidade social. II Seminário Ibero-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade. Brasília/Brasil: AIA-CTS.
Lacey, H. (2010). Valores e atividade científica 2. Editora 34.
Lacey, H., & Mariconda, P. (2014) O modelo da interação entre as atividades científicas e os valores na interpretação das práticas científicas contemporâneas. Estudos Avançados, 28(82), 181–199. https://doi.org/10.1590/S0103-40142014000300012
Milli, J., Almeida, E., & Gehlen, S. (2018). A Rede Temática e o Ciclo Temático na Busca pela Cultura de Participação na Educação CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 11(1), 71–100. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p71
Moraes, R. (2020). Avalanches reconstrutivas: movimentos dialéticos e hermenêuticos de transformação no envolvimento com a análise textual discursiva. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(19), 595–609. https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.372
Moraes, R., & Galiazzi, M. (2016). Análise Textual Discursiva. Unijuí.
Morin, E. (2014). Ciência com consciência (16ª ed.). Bertrand.
Morin, E. (2015) Introdução ao Pensamento Complexo (5ªed.). Sulina.
Pateman, C. (1992) Participação e Democracia. Paz e Terra.
Praia, J., Gil-Perez, D., & Vilches, A. (2007). O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência e Educação, 13(2), 141–156. https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000200001
Rosa, S. (2019). Educação CTS: contribuições para a constituição de culturas de participação. (Tese de Doutorado, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal). Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/39240
Rosa, S., & Auler, D. (2016). Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: Problematizando Silenciamentos em Práticas Educativas Relacionadas à CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 9(2), 202–231. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p203
Rosa, S., & Strieder, R. (2021). Culturas de participação em práticas educativas brasileiras fundamentadas pela educação CTS. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad — CTS, 16(47), 71–94.
Roso, C. (2017). Transformações na Educação CTS: uma proposta a partir do conceito de tecnologia social. (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187060
Roso, C., Auler, D., & Delizoicov, D. (2020). Democratização em Processos Decisórios sobre CT: O Papel do Técnico. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 13(1), 225–249. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p225
Samagaia, R. (2016). Comunicação, divulgação e educação científicas: Uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos. (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169089
Santomé, J. (2013). Currículo, justiça e inclusão. In J. Sacristán (Org). Saberes e Incertezas sobre o Currículo. Penso.
Santos, B. de S. (2010). Um discurso sobre as ciências (7ª ed.). Cortez.
Santos, B. de S., & Avritzer, L. (2002) Para ampliar o cânone democrático. In B. Santos (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Civilização Brasileira.
Santos, J. S., Lima, J. A., Barbosa, L. dos S., & Gehlen, S. T. (2019). A Dimensão Axiológica na Elaboração de uma Rede Temática na Educação Infantil: Contribuições para o Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 19, 649–682. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u649682
Santos, J., Conrado, D., & Nunes-Neto, N. (2016). Questões sociocientíficas no ensino fundamental de ciências: uma experiência com poluição de águas. Indagatio Didactica, 8(1), 1051–1067. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3657
Santos, R. A. (2016). Busca de uma Participação Social para além da Avaliação de Impactos na Ciência-Tecnologia na Sociedade: sinalizações de práticas educativas. (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul). Repositório Digital da UFSM. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3513
Santos, R. A., & Auler, D. (2019). Práticas educativas CTS: busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Ciência & Educação, 25(2), 485–503. https://doi.org/10.1590/1516-731320190020013
Santos, W. L. P., & Mortimer, E. F. (2002). Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciência — Tecnologia — Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 2(2), 110–132. https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202
Santos. J., & Gehlen, S. (2020). Os valores na pesquisa em Educação em Ciências e indicativos para uma prática educacional ético-crítica. Investigações em Ensino de Ciências, 25(1), 329–357. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p329
Silva, K. (2011). A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Revista Linhas Críticas, 17(32), 13–31. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3668
Silveira, M., Palácio, R., & Conrado, D. (2016). Aplicação de questões sociocientíficas como estratégia para o ensino sobre energia elétrica. Indagatio Didactica, 8(1), 1033–1050. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3651
Streck, D., Redin, E., & Zitkoski, J. (2016). Dicionário Paulo Freire (3ª ed.). Autêntica.
Strieder, R. (2012). Abordagem CTS na Educação Científica no Brasil: Sentidos e Perspectivas. (Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13062012-112417/pt-br.php
Teixeira, E. (2001). O local e o global: limites e desafios da participação cidadã. Cortez.
Varsavsky, O. (1969). Ciencia, política y cientificismo. Centro Editor de América Latina.
von Linsingen, I. (2007). Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, 1(número especial), 1–19.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Suiane Ewerling da Rosa, Roseline Beatriz Strieder
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.