Dez anos (1997-2007) de estudos sobre o impacto de Cursos de Mestrado nas práticas de Professores de Ciências em Portugal
Resumen
Este artigo parte da convicção de que o investimento feito a nível de Cursos de Mestrado (CM) dirigidos a Professores de Ciências deve ter impacto na melhoria da qualidade da Educação em Ciências. O estudo situa-se na área da Avaliação de Impacto da Formação Pós-Graduada, sendo o corpus empírico constituído por 11 projectos de pesquisa desenvolvidos na Universidade de Aveiro (Portugal). Esses estudos versavam a avaliação do impacto dos CM nas Práticas de Professores Mestres (PM) em 3 dimensões: prática lectiva (micro-impacto), prática “escolar” junto dos pares na escola (meso-impacto) e práticas educativas e investigativas junto das respectivas comunidades (macro-impacto). Pretendeu-se compreender a evolução, ao longo de dez anos, do impacto e de formas de o potenciar. Os resultados evidenciam a complexidade desse processo. Para além disso os resultados apontam para uma tendência cada vez mais positiva ao nível do micro-impacto em contra-ponto com o do meso e o macro-impacto.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-02-13
Cómo citar
Cruz, E., Pombo, L., & Costa, N. (2011). Dez anos (1997-2007) de estudos sobre o impacto de Cursos de Mestrado nas práticas de Professores de Ciências em Portugal. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4025
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.