La función retórica de las narraciones experimentales en los libros de ciencias. Presentación de una pauta de análisis
Resumen
En este artículo se propone una pauta de análisis que puede resultar útil para el estudio de los aspectos retóricos de algunos libros de texto de ciencias publicados en los últimos años, puesto que proporciona nuevos criterios para valorar la idoneidad de un determinado libro en función de los objetivos del profesor y la dinámica de la clase. La pauta de análisis puede aplicarse tanto a los libros de texto en su conjunto, considerados como una narración o historia, como a textos más reducidos que se refieren a algún fenómeno científico y que han recibido el nombre de narrativas experimentales. El análisis intenta caracterizar las estructuras lingüísticas que son especialmente responsables de proporcionar coherencia al conjunto de un texto, haciendo que sus afirmaciones aparezcan bien fundamentadas en relación a las intenciones del autor.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-02-20
Cómo citar
Izquierdo, M., Márquez, C., & Gouvêa, G. (2011). La función retórica de las narraciones experimentales en los libros de ciencias. Presentación de una pauta de análisis. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 6(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4049
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.