Análise do Conteúdo Serpentes nos Livros Didáticos de Ciências do 7º Ano do Município de Blumenau

Autores/as

  • Alex Giordano Bergmann Instituto Federal de Santa Catarina
  • Lucas Dominguini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), campus Criciúma

Palabras clave:

Ensino de ciências. Livro didático. Conteúdo serpente. Erros conceituais.

Resumen

O presente estudo analisou o tema serpentes em três livros didáticos, publicados em 2009. Tais livros foram selecionados por serem os mais utilizados pelas escolas no município de Blumenau – SC tendo como objetivo propiciar ao professor subsídios para escolher com mais segurança seu livro didático, além de identificar problemas referentes ao tema que é desenvolvido nos livros didáticos. Foi realizada uma exímia leitura com a identificação dos problemas, sua classificação em conceitos científicos corretos, classificação não-científica e sua comparação com bibliografia científica especializada. Percebeu-se a recorrência de problemas já diagnosticados por outros autores e uma grande presença de problemas conceituais envolvendo a anatomia, identificação de serpentes e outras características referentes a sua biologia. Alguns dos problemas identificados podem causar erros no atendimento aos acidentados com serpentes peçonhentas, elevando a gravidade do problema diagnosticado. Fazem-se necessários mais trabalhos de verificação e comparação de conteúdos com bibliografia especifica a fim de propiciar aos utilizadores do livro didático segurança no conteúdo desenvolvido pelo mesmo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alex Giordano Bergmann, Instituto Federal de Santa Catarina

Especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Licenciado em Ciências Biológicas.

Lucas Dominguini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), campus Criciúma

Doutorado em andamento em Engenharia Química pela                . Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Licenciado em Química pela Univerisade do Sul de Santa Catarina.

Publicado

2015-11-25

Cómo citar

Bergmann, A. G., & Dominguini, L. (2015). Análise do Conteúdo Serpentes nos Livros Didáticos de Ciências do 7º Ano do Município de Blumenau. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(2), 259–273. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4313

Número

Sección

Artigos