Investigação Temática na Formação de Professores: Indicativos da Pesquisa em Educação em Ciências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018181239

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Formação de professores, Pesquisa, Paulo Freire.

Resumen

O presente estudo identifica pesquisas que utilizam os pressupostos freireanos na proposição de processos formativos de professores de Ciências e investiga como as etapas da Investigação Temática estão sendo inseridas no contexto da formação inicial e continuada de professores. Para atender aos objetivos propostos, a metodologia de trabalho estruturou-se segundo dois encaminhamentos complementares: a localização de pesquisas em Educação em Ciências que utilizam pressupostos freireanos em processos formativos de professores, a partir das Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e de periódicos brasileiros, no período de 2010 a 2015; e entrevistas semiestruturadas com pesquisadores da área de Educação em Ciências, os quais abordam o processo de Investigação Temática no contexto da formação inicial e continuada de professores de Ciências. As entrevistas foram audiogravadas e, posteriormente, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a Investigação Temática tem sido desenvolvida com maior frequência no contexto da formação inicial de professores do que na formação continuada, sendo o Levantamento Preliminar, a Análise das Situações Significativas e a Redução Temática, as etapas mais exploradas durante os processos formativos, havendo pouca ênfase no desenvolvimento das etapas de codificação/descodificação.

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Publicado

2018-04-30

Cómo citar

Neres, C. A., & Gehlen, S. T. (2018). Investigação Temática na Formação de Professores: Indicativos da Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(2), 239–267. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018181239

Número

Sección

Artigos