Historia de la Enseñanza de las Ciencias en Brasil: De la Colonia a Nuestros Días

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DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u391425

Palabras clave:

Enseñanza de las Ciencias, Historia de la Enseñanza de las Ciencias, Historia de la Ciencia

Resumen

Por medio de una revisión bibliográfica, este artículo pretende presentar aspectos básicos de la historia científica y educativa nacional desde el período colonial hasta la actualidad, con el fin de comprender cómo se ha desarrollado y consolidado la enseñanza de las ciencias en Brasil dentro de las asignaturas escolares y como campo formal de investigación. Se definieron cuatro fases (1549–1800; 1800–1950; 1950–1970; 1970–hoy) para abarcar los procesos pedagógicos, metodológicos, curriculares, de investigación y legales que atravesaron estos diferentes periodos históricos. La perspectiva histórica adoptada busca contribuir a la constitución de la memoria de la enseñanza de las ciencias a través de la síntesis integradora de los acontecimientos ocurridos en el país a lo largo del tiempo, proporcionando un panorama para los educadores e investigadores interesados en conocerlo.

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Biografía del autor/a

William Rossani dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando no programa de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra, na linha História e Filosofia das Ciências Naturais, pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Possui especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade no Instituto Federal de São Paulo. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é graduando no curso de Ciências Biológicas (UFSCar). Integra o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar, com dedicação em estudo nas linhas de pesquisa Prevenção de Violência e Educação Antirracista; Tertúlias Dialógicas e Educação Científica e Tecnológica. Também é integrante do grupo de pesquisa Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico da UNICAMP. 

Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes Galletti, Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutora em Ensino e História de Ciências da Terra pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas com período de Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Aveiro (Portugal). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pedagoga e Mestre em Educação pela mesma Instituição. Professora Adjunta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (DTPP/CECH - UFSCar), atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp. Integra o Grupo FORMAR-Ciências da Faculdade de Educação e o Grupo de Pesquisa em Educação Aplicada às Geociências do Instituto de Geociências da Unicamp. Desenvolve pesquisas e projetos na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática Pedagógica; Inovação Pedagógica; Tendências da Pesquisa sobre Ensino de Ciências; Ensino de Geociências nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Educação Ambiental.

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Publicado

2023-05-26

Cómo citar

Santos, W. R. dos, & Galletti, R. C. A. F. (2023). Historia de la Enseñanza de las Ciencias en Brasil: De la Colonia a Nuestros Días. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e46356, 1–35. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u391425

Número

Sección

Artigos