Análise Teórica e Epistemológica de Jogos para o Ensino de Química Publicados em Periódicos Científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u747774

Palavras-chave:

jogos em ensino de química, teorias de ensino e aprendizagem, periódicos científicos

Resumo

Nos últimos anos houve um aumento considerável no número de publicações envolvendo a aplicação de jogos para o ensino de Química. No entanto, tais publicações não vêm necessariamente acompanhadas de referenciais teóricos adequados, ou, quando utilizados, não se relacionam diretamente com questões de ensino e aprendizagem. Dessa forma, pretendemos analisar uma série de artigos científicos de diversas revistas, entre os anos 2000–2016, no sentido de desvelar a utilização de referenciais teóricos de ensino e aprendizagem e a partir desta análise, verificar como os jogos vêm sendo estruturados, tanto em relação aos referenciais adotados, quanto à preocupação com a aprendizagem dos alunos. Os resultados apontam para a necessidade de se discutir o papel do jogo enquanto metodologia de ensino e aprendizagem, pois a utilização de referenciais epistemológicos ainda é muito incipiente, sendo que poucos conceitos teóricos são explorados pelos pesquisadores. A grande maioria dos jogos utilizam os referenciais epistemológicos como metodologia de aprendizagem, pois tais concepções são elencadas com objetivo de confirmar os conceitos trabalhados nas aulas expositivas, o que não tem contribuído para a aprendizagem dos alunos.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Soares, M. H. F. B., & Rezende, F. A. de M. (2019). Análise Teórica e Epistemológica de Jogos para o Ensino de Química Publicados em Periódicos Científicos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 747–774. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u747774

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Artigos