Interações Discursivas, Práticas Epistêmicas e o Ensino de Relatividade Restrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u225255

Palavras-chave:

Argumentação, Física Moderna e Contemporânea, Argumento, Teoria da Relatividade Restrita, Ensino Superior

Resumo

Nesta pesquisa, analisamos as interações discursivas que emergem em sala de aula durante o desenvolvimento de uma sequência de ensino sobre os conceitos de espaço e tempo, no âmbito da Teoria da Relatividade Restrita (TRR). Também identificamos práticas epistêmicas mobilizadas pelos estudantes e o papel do professor nesse processo. A sequência, planejada para o contexto da pesquisa, foi realizada com estudantes do primeiro período do curso de Licenciatura em Física. As atividades foram gravadas em áudio e vídeo, resultando em sete episódios de ensino, transcritos e analisados por meio dos Processos Argumentativos e das Práticas e Movimentos Epistêmicos. A partir da análise, identificamos o envolvimento dos estudantes em nove práticas epistêmicas. Esse processo teve alto grau de inferência e o contexto foi essencial na distinção entre as práticas. Outro elemento fundamental na realização da sequência foi o papel do professor, considerando as diferentes dinâmicas de suas ações, como decorrência da situação-problema desenvolvida e dos objetivos pedagógicos.

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Publicado

2022-04-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Interações Discursivas, Práticas Epistêmicas e o Ensino de Relatividade Restrita. (2022). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33345, 1-31. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u225255