A Relação Teoria-Prática Docente no Ensino de Ciências: uma Análise Materialista Histórico-Dialética à Luz da Práxis Autêntica de Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u913945

Palavras-chave:

Marxismo, Paulo Freire, Trabalho Docente

Resumo

Entender a práxis pedagógica permeia compreender a dialética implícita ao ato educativo. Buscando entendimento pela ótica das dimensões praxiológicas em que as práticas pedagógicas se situam, o trabalho docente fez-se objeto de estudo, visando dimensionar limites e possibilidades do ato de Ensino de Ciências de um grupo docente da rede pública estadual paulista, na relação teoria-prática docente, à luz da práxis autêntica freireana. Empregou-se observação participante e entrevistas estruturadas, tomando o conceito de práxis em Marx como categoria analítica a priori, desdobrando-se em dimensões praxiológicas em Lefebvre e Vázquez até a práxis autêntica de Freire. Tais dimensões da práxis foram balizadas a partir de estruturantes (sujeitos, contextos e processos) em suas respectivas variações, bem como nos níveis de consciência de Freire acerca da teoria-prática docente. Resultados apontam que a dimensão da práxis pedagógica que o docente se encontra depende do movimento dialético dos estruturantes da práxis atrelado aos níveis de consciência acerca do trabalho docente, o que pode estar mais próximo da dimensão da inversão da práxis, da dimensão transicional ou da dimensão da práxis autêntica. Esta pesquisa propiciou a elaboração de um construto teórico em torno dos estruturantes da práxis pedagógica em suas respectivas variações, visando a explicitação da dimensão da práxis pedagógica dos docentes investigados frente às suas próprias posturas epistemológicas e pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Rezende Torres, Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação e do PPGEd-So - UFSCar Sorocaba

Doutora e Pós Doutora em Educação Científica e Tecnológica

Referências

Bachelard, G. (1968). O novo espírito científico. Tempo Brasileiro.

Caldeira, A. M. S., & Zaidan, S. (n.d). Prática pedagógica. In D. A. Oliveira, A. C. Duarte, & L. M. F. Vieira (Org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. http://www.gestrado.net.br/?pg=dicionario-verbetes&id=328

Chauí, M. (1996). Convite à Filosofia. Ática.

Cunha, N. (1988). Brinquedo, desafio e descoberta. FAE.

Delizoicov, D., Angotti, J. A. P., & Pernambuco, M. M. C. de A. (2002). Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. Cortez.

Franco, M. A. R. S., & Gilberto, I. J. L. (2010). O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformação das práticas. Práxis Educacional, 6(9), 125–145.

Freire, P. (1967). A educação como prática da liberdade. Paz e Terra.

Freire, P. (1979). Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. [Tradução de Kátia de Mello e Silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra]. Cortez & Moraes.

Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra.

Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.

Goldmann, L. (1974). A Criação Cultural na Sociedade Moderna. Difusão Europeia do Livro.

Gomes, R. R., & Friedrich, M. (16 de agosto, 2001). A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. I Encontro Regional de Ensino de Biologia, Rio de Janeiro, Brasil.

Lefebvre, H. (1975). Lógica formal/lógica dialética. Civilização Brasileira.

Lima, J. A. (2019). A abordagem temática freireana na elaboração de um projeto político-pedagógico configurado como práxis criadora [Dissertação de Mestrado não publicada]. Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.

Madureira, C. A. (2019). O ato de ensinar ciências: Limites e possibilidades da prática pedagógica em sua relação com as diferentes concepções de práxis [Dissertação de Mestrado não publicada]. Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, São Paulo.

Mallmann, E. M. (2008). Mediação pedagógica em educação a distância: Cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos. [Tese de doutorado não publicada]. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina.

Marx, K. (2005). Teses sobre Feuerbach. In K. Marx, & F. Engels (Org.) A Ideologia Alemã (pp. 117–120). [Tradução de Frank Müller]. Martin Claret.

Mehes, R., & Maistro, V. I. de A. (7–9 de novembro, 2011). A Contribuição dos Conceitos Transmitidos pelas Charges e Quadrinhos para a Aprendizagem da Biologia. In X Congresso Nacional de Educação — EDUCERE/I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação — SIRSSE. Curitiba. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2011/4307_2314.pdf

Moraes, M. (2004). A Ciência como Rede de Atores: Ressonâncias filosóficas. História, Ciências, Saúde, 11(2), 321–333.

Moraes, R., & Galiazzi, M. do C. (2011). Análise textual discursiva. Unijuí.

Oliveira, P. C., & Carvalho, P. (2007). Consciência e conscientização. Paidéia, 17(37), 219–230.

Praia, J., Gil-Pérez, D., & Vilches, A. (2007). O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, 13(2), 141–156.

Silva, A. F. G. (2004). Das Falas Significativas às Práticas Contextualizadas: A construção do currículo na perspectiva crítica e popular [Tese de Doutorado não publicada]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo.

Stuani, G. M. (2016). Abordagem Temática Freireana: Uma concepção de formação permanente dos professores de ciências. [Tese de Doutorado não publicada]. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina.

Torres, R. M. (2000). Reformadores y docentes: el cambio educativo atrapado entre dos logicas. In L. Cárdenas, A. Rodriguez Céspedes, R. M. Torres (Org.) El maestro, protagonista del cambio educativo. Magisterio.

Trivinos, A. W. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais. Atlas.

Vázquez, A. S. (1977). Filosofia da práxis. [Tradução de Luiz F. Cardoso]. Paz e Terra.

Zuin, A. A., Pucci, B., & Ramos-de-Oliveira, N. Adorno: O poder educativo do pensamento crítico. Vozes.

Downloads

Publicado

2021-09-19

Como Citar

Madureira, C. A., & Torres, J. R. (2021). A Relação Teoria-Prática Docente no Ensino de Ciências: uma Análise Materialista Histórico-Dialética à Luz da Práxis Autêntica de Freire. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33662, 1–. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u913945

Edição

Seção

Dossiê Centenário de Paulo Freire

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)