O Ensino Híbrido nas Formas de Ensinar e Aprender Ciências: Uma Revisão Sistemática de Teses e Dissertações Brasileiras Voltadas Para Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u11471166

Palavras-chave:

Blended Learning, Ensino de Ciências, Revisão Sistemática

Resumo

O Ensino Híbrido, conjunto de metodologias que utilizam ferramentas digitais em atividades presenciais e a distância, tem sido utilizado como alternativa à organização tradicional, nas formas de ensinar e aprender ciências. Essas relações estabelecidas possibilitam caminhos alternativos para a prática docente e aprendizado dos estudantes. Deste modo, discussões sobre sua implantação podem ser direcionadas a partir de revisões de literatura. Tendo em vista essa possibilidade, o presente trabalho traz um estudo vinculado a uma revisão sistemática de teses e dissertações brasileiras que discutem os modelos híbridos no Ensino de Ciências. Para tanto, os procedimentos foram conduzidos pela Plataforma Parsifal, uma ferramenta on-line de elaboração de Revisões Sistemáticas da Literatura, que está ordenada nas fases de: planejamento, busca, importação e seleção de estudos, extração e análise de dados. Foram selecionados 42 trabalhos, cujos conceitos se concentraram em conteúdo específicos de Ciências da Natureza. No que se diz respeito a aspectos procedimentais, a maioria dos modelos propostos pelos trabalhos exigem uma menor modificação nas práticas educativas. Logo, trazem abordagens um pouco mais próximas das usuais e que são passíveis de discussão. Apesar disso, não foram encontradas comparações mais aprofundadas acerca de quais modelos e estratégias são mais indicados para uma determinada área ou conteúdo. Sendo assim, ainda há necessidade de publicações que compilem análises e interpretações acerca da sistematização de metodologias híbridas nas Ciências da Natureza.

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2022-10-28

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Seção

Artigos

Como Citar

O Ensino Híbrido nas Formas de Ensinar e Aprender Ciências: Uma Revisão Sistemática de Teses e Dissertações Brasileiras Voltadas Para Educação Básica. (2022). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e39554, 1-20. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u11471166