Análise das informações veiculadas na internet sobre o Caramujo Gigante Africano Achatina fulica

Autores

  • Marta Luciane Fischer Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Letícia Borba Caires Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Eduardo Colley Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Bioética ambiental, Espécies invasoras, Ecologia urbana, Ferramenta de comunicação, Pragas urbanas

Resumo

O alto potencial invasor do Caramujo Gigante Africano e, consequentemente, seus impactos econômicos, ambientais e na saúde resulta em elevado volume de informações. Contudo, questiona-se a acurácia e veracidade das mesmas, acreditando que dependendo da forma como são apresentadas podem gerar mais dúvidas e prejuízos do que efetivamente subsidiar a identificação precoce do problema e sua contenção. Assim, objetivou-se avaliar as informações sobre Achatina fulica disponíveis na internet, através de uma análise exploratória do conteúdo de 288 páginas eletrônicas. As informações, apesar de abundantes, foram muitas vezes descontextualizadas, genéricas e insuficientemente corretas ou completas. Destacam-se as apresentações dúbias dos dados biológicos e ecológicos, da atribuição à falta de mercado a culpabilidade da problemática, a falta de orientações de ações práticas como manutenção das condições sanitárias dos quintais e higienização, bem como direcionamento para controle em momentos mais efetivos como na fase embrionária. A falta de mensuração oficial dos impactos somado com o desequilíbrio entre a simplicidade e complexidade da linguagem destinada a um público heterogêneo pode conduzir a uma interpretação errônea da informação, comprometendo a percepção do cidadão como corresponsável na solução de um problema de interesse mundial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor Doutor titular do departamento de ciências Biológicas da PUCPR. Professora dos cursos de Ciências Biológicas e Psicologia da PUCPR e do Mestrado em Bioética da PUCPR. Líder do grupo de pesquisa Etologia. Editor-Chefe da Revista Estudos de Biologia: ambiente e diversidade. Coordenador do comitê de ética no uso de animais da PUCPR. 

Letícia Borba Caires, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Administração pela PUCPR. Acadêmica do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas. Membro do grupo de Estudos em Etologia CNPq/PUCPR.  Bolsista do Programa de Iniciação Científica Tecnológica CNPQ/PUCPR. 

Eduardo Colley, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Bacharelado em Biologia pela PUCPR. Mestre e Doutor em zoologia pela Universidade Federal do Paraná. Pós- Doutorando do Laboratório de Malacologia do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo 

Downloads

Publicado

2015-08-25

Como Citar

Fischer, M. L., Caires, L. B., & Colley, E. (2015). Análise das informações veiculadas na internet sobre o Caramujo Gigante Africano Achatina fulica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(1), 149–172. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4306

Edição

Seção

Artigos