História Cultural da Ciência: Um Caminho Possível para a Discussão sobre as Práticas Científicas no Ensino de Ciências?
Palavras-chave:
História Cultural da Ciência, Práticas Científicas, Ensino de Ciências.Resumo
Diversas pesquisas relacionadas à educação científica têm apontado para a importância de se trabalhar na escola tanto os conteúdos científicos, quanto questões em torno ao processo de construção da ciência. Um caminho apontado para viabilizar tal propósito é a introdução da História, a Filosofia e a Sociologia da Ciência (HFSC) na educação básica. Mais recentemente, propostas trouxeram o estudo sobre a ciência com ênfase na prática científica para o centro do debate, trazendo questões que avançam em relação a abordagens metodológicas, que norteavam o estudo sobre a ciência na educação em ciências. Com vistas a contribuir com o debate sobre o tema, esse trabalho
pretende explorar caminhos para a abordagem da História da Ciência capazes de dar suporte a intervenções pedagógicas, nas quais as práticas científicas sejam elementos fundamentais. Para cumprirmos esse objetivo, desenvolvemos um trabalho teórico que, a partir da literatura da área, discute objetivos do ensino de ciências na educação básica;em seguida, traz considerações a respeito do conceito de prática científica e como ela se insere nos objetivos da educação científica. Por último, recorremos a estudos históricos contemporâneos, que nos encaminham à defesa de que a abordagem historiográfica denominada História da Ciência Cultural pode ser um caminho para a inserção de questões em torno às práticas científicas, com vistas a uma educação científica que pretenda a formação cidadã para questões de cunho público, voltadas ao bem-estar
social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.