História Cultural da Ciência: Um Caminho Possível para a Discussão sobre as Práticas Científicas no Ensino de Ciências?

Autores

  • Cristiano Barbosa de Moura Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ http://orcid.org/0000-0001-7136-634X
  • Andreia Guerra Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Palavras-chave:

História Cultural da Ciência, Práticas Científicas, Ensino de Ciências.

Resumo

Diversas pesquisas relacionadas à educação científica têm apontado para a importância de se trabalhar na escola tanto os conteúdos científicos, quanto questões em torno ao processo de construção da ciência. Um caminho apontado para viabilizar tal propósito é a introdução da História, a Filosofia e a Sociologia da Ciência (HFSC) na educação básica. Mais recentemente, propostas trouxeram o estudo sobre a ciência com ênfase na prática científica para o centro do debate, trazendo questões que avançam em relação a abordagens metodológicas, que norteavam o estudo sobre a ciência na educação em ciências. Com vistas a contribuir com o debate sobre o tema, esse trabalho
pretende explorar caminhos para a abordagem da História da Ciência capazes de dar suporte a intervenções pedagógicas, nas quais as práticas científicas sejam elementos fundamentais. Para cumprirmos esse objetivo, desenvolvemos um trabalho teórico que, a partir da literatura da área, discute objetivos do ensino de ciências na educação básica;em seguida, traz considerações a respeito do conceito de prática científica e como ela se insere nos objetivos da educação científica. Por último, recorremos a estudos históricos contemporâneos, que nos encaminham à defesa de que a abordagem historiográfica denominada História da Ciência Cultural pode ser um caminho para a inserção de questões em torno às práticas científicas, com vistas a uma educação científica que pretenda a formação cidadã para questões de cunho público, voltadas ao bem-estar
social.

Biografia do Autor

  • Cristiano Barbosa de Moura, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
    É professor efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) - campus Petrópolis. Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2014) e atualmente (2015 - atual) é doutorando do mesmo programa. É membro associado à ABRAPEC (Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências) e ao IHPST (International History, Philosophy and Science Teaching Group). Seus temas de interesse são: Ensino de Química, História e Filosofia das Ciências aplicadas ao Ensino, História dos Modelos Atômicos, Abordagens Culturais da Ciência na Educação.
  • Andreia Guerra, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
    Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Difusão de Ciência e Tecnologia na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em História e Filosofia da Ciência na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É professora e pesquisadora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Celso Suckow da Fonseca- RJ. Líder do grupo de pesquisa do CNPq História e Filosofia da Ciência no Ensino. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do CEFET/RJ no período de agosto de 2011 a abril de 2014. É editora adjunta da área de História da Ciência e Ensino do Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Atua como membro do comitê externo do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal de Goiás. É co-autora da coleções; Breve História da Ciência Moderna, Ed. Zahar, e Ciência no Tempo, Ed. Atual. Membro da ABRAPEC, da SBHC, da SBF, da International Organization for Science and Technology Education (IOSTE), da European Science Education Research Association (ESERA) e do International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST), no qual faz parte do Comitê nomeado para o período 2015-2017. Trabalhou na organização de eventos nacionais como Encontro de Pesquisadores em Ensino de Fíisca e como chair do International History, Philosophy and Science Teaching Group Conference (2015) - Rio de Janeiro. Atuação de pesquisa: história, filosofia e sociologia da ciência, ensino de ciências e formação de professores. Trabalha com difusão de ciência e tecnologia.

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

História Cultural da Ciência: Um Caminho Possível para a Discussão sobre as Práticas Científicas no Ensino de Ciências?. (2016). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(3), 725-748. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4497