O Estágio Supervisionado e a (Trans)Formação do Conhecimento Didático do Conteúdo de Docentes de Química em Formação
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u379402Palavras-chave:
Conhecimentos Profissionais, Formação Docente, Ensino de QuímicaResumo
O estudo parte da perspectiva de que os professores apresentam conhecimentos únicos e próprios da profissão docente em Química, logo, a pesquisa tem o objetivo de identificar e evidenciar como ocorrem as (trans)formações dos componentes do Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC), por parte de licenciandos em Química, no contexto do estágio de regência em uma Universidade Federal. A pesquisa envolve um estudo de caso, a observação e o registro (gravado e em diário de bordo) de aulas, a realização de questionários, o acompanhamento de atividades desenvolvidas em aula, as orientações e as discussões sobre os planos de aula, a elaboração dos relatórios de estágio, das atividades extraclasse e das socializações. Os dados foram analisados mediante a Análise Textual Discursiva, a partir de quatro categorias a priori, cada uma abordando um componente do CDC, referentes ao conhecimento do: contexto, disciplinar, metadisciplinar e psicopedagógico. Em cada categoria são evidenciadas as mobilizações e as (trans)formações do CDC no estágio de regência. Os resultados permitem evidenciar o potencial do referencial, ao identificar a presença dos componentes e as (trans)formações do CDC dos professores em formação durante a análise dos saberes provenientes da docência, a partir de processos de ação e reflexão, no intuito de formar um docente crítico e reflexivo, capaz de avaliar suas próprias ações e, a partir disso, se (re)construir.
Downloads
Referências
Aires, J. A., & Tobaldini, B. G. (2013). Os saberes docentes na formação de professores de Química participantes do PIBID. Química Nova na Escola, 35(4), 272–282. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_4/09-PE-96-12.pdf
Albuquerque, A., Gonçalves, T. O., & Bandeira, M. C. (2020). A formação inicial de professores: os impactos do ensino remoto em contexto de pandemia na região Amazônica. EmRede — Revista de Educação a Distância, 7(2), 102–123.
André, M. E. (2013). O que é um Estudo de Caso Qualitativo em Educação? Revista da FAEEBA — Educação e Contemporaneidade, 22(40), 95–103. https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/639
Araújo, O. A., & Martins, E. S. (2020). Estágio curricular supervisionado como práxis: Algumas perguntas e possíveis de respostas. Reflexão e Ação, 28(1), 191–203. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12902
Arcos, R. J., & Parga-Lozano, D. L. (2015). Selección de contenidos para enseñar el concepto de estructura en química orgánica. In D. L. Parga-Lozano (Ed.), El conocimiento didáctico del contenido (cdc) en química (pp. 97–124). Universidad Pedagógica Nacional.
Behar, P. A. (2009). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Artmed.
Bianco, A. A., & Meloni, R. A. (2019). O Conhecimento Escolar: Um Estudo do Tema Diagrama de Linus Pauling em Livros Didáticos de Química — 1960/1970. Química Nova na Escola, 41(2), 148–155. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc41_2/06-CCD-58-18.pdf
Bruno, F., & Roque, T. (2019). A ponta de um iceberg de desconfiança. In M. Barbosa (Ed.), Pós-Verdade e Fake News: reflexões sobre a guerra de narrativas (pp. 13–23). Cobogó.
Castillo, J. L., & Parga-Lozano, D. L. (2015). El conocimiento del contexto, aportes al conocimiento didáctico del contenido. In D. L. Parga-Lozano (Ed.), El conocimiento didáctico del contenido (cdc) en química (pp. 155–176). Universidad Pedagógica Nacional.
Chassot, A. (2003). Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, (22), 89–100. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009
Contreras, J. (2002). Autonomia de professores. Cortez.
De Paula, C. B. (2022). A (trans)formação do Conhecimento Didático do Conteúdo no contexto da formação inicial em um curso de Licenciatura em Química (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul). Repositório Institucional da Universidade Federal de Pelotas (Guaiaca). http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8881
De Paula, C. B., Nunes, J. da S., Sangiogo, F. A., & Pastoriza, B. dos S. (2021). O Conhecimento Didático do Conteúdo em pesquisas no contexto Brasileiro: Contribuições possíveis a um programa de formação de professores. In D. L. Parga-Lozano, L. G. A. Ariza, & R. R. Cepeda (Orgs.), Dimensiones del Conocimiento Didáctico del Contenido:análisis desde la enseñanza de la Química (pp. 151–176). CRV.
Gil, A. C. (2007). Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas.
Marcelo, C. (2009). A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente —Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 1(1), 109–131. https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8
Marcon, D., Graça, A. B., & Nascimento, J. V. (2013). O conhecimento do contexto na formação inicial em Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 27(4), 633–645. https://www.scielo.br/j/rbefe/a/x5K3PCbxK7yP9dj4Sz4hFdq/?format=pdf&lang=pt
Marcon, D., Graça, A. B., Ramos, V., Milistetd, M., & Nascimento, J. V. (2016). O Conhecimento do Contexto na construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo dos futuros professores de Educação Física. Pensar a Prática, 19(3), 522–532. https://doi.org/10.5216/rpp.v19i3.34641
Martins, R. A. (2006). A maçã de Newton: história, lendas e tolices. In C. C. Silva (Org.), Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino
(pp. 167–189). Livraria da Física.
Martorano, S. A., & Marcondes, M. E. (2012). Investigando as ideias e dificuldades dos professores de química do ensino médio na abordagem da história da química. História da Ciência e Ensino, 6, 16–31. https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/11463
Matthews, M. R. (1994). Historia, Filosofía y Enseñanza de las Ciencias: la aproximación actual. Enseñanza de las Ciencias, 12(2), 255–277. https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21364
Matthews, M. R. (1995). História, Filosofia e Ensino de Ciências: A tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 12(3), 164–214. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084
Medina, J. L., Cruz, L., & Jarauta, B. (2016). La dimensión dialógico-reflexiva del Conocimiento Didáctico del Contenido en la docencia universitaria. Revista de Educação, (374), 69–93. https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2016-374-326
Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Ciência & Educação, 9(2), 191–211. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
Moraes, R., & Galiazzi, M. (2007). Análise textual discursiva. Editora Unijuí.
Mora-Penagos, W. M., & Parga-Lozano, D. L. (2015). Componentes del conocimiento didáctico del contenido en química. In D. L. Parga-Lozano (Ed.), El conocimiento didáctico del contenido (cdc) en química (pp. 55–79). Universidad Pedagógica Nacional.
Mortimer, E. F. (1998). Multivoicedness and univocality in classroom discourse: an example from theory of matter. International Journal of Science Education, 20(1), 67–82. https://doi.org/10.1080/0950069980200105
Neto, M., Gomes, T., Porto, F., Rafael, R. M., Fonseca, M. H., & Nascimento, J. (2020). Fake News no cenário da pandemia de COVID-19. Revista Cogitare Enfermagem, 25, e72627. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.72627
Oki, M., & Moradillo, E. F. (2008). O ensino da história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, 14(1), 67–88. https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000100005
Parga-Lozano, D. L. (2015). Conhecimento didático do conteúdo sobre a química verde: o caso dos professores universitários de química. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (38), 167–182.
Parga-Lozano, D. L., & Mora-Penagos, W. (2014). Aportes al cdc desde el pensamiento complejo. In A. E. Garritz, S. F. Rosales, & M. G. Lorenzo (Ed.), Conocimiento didáctico del contenido: una perspectiva Ibero-americana (pp. 100–143). Editorial Académica Española.
Parga-Lozano, D. L., & Mora-Penagos, W. (2021). Fundamentos del Conocimiento Didáctico del Contenido. In D. L. Parga-Lozano, L. G. Ariza & R. R. Cepeda (Orgs.), Dimensiones del Conocimiento Didáctico del Contenido: análisis desde la enseñanza de la Química (pp. 35–65). CRV.
Parga-Lozano, D. L., Denari, G., & Cavalheiro, G. (2017). Conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de ciências da natureza e matemática: análise a partir do desenho curricular. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 19, 463–483. https://doi.org/10.1590/1983-21172017190125
Pastoriza, B. dos S. (2021). Ensaio sobre intencionalidade pedagógica e tradição: um tensionamento como princípio educativo. Acta Scientiarum. Education, 44(1), e52706. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52706
Pereira, J. A., Silva Junior, J. F., & Silva, E. V. (2019). Instagram como Ferramenta de Aprendizagem Colaborativa Aplicada ao Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, 5(1), 119–131. https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2099
Pimenta, S. G., & Lima, M. S. (2017). Estágio e Docência. Cortez.
Rezende, L. A. (2008). História das ciências no ensino de ciências: contribuições dos recursos audiovisuais. Ciência em Tela, 1(2), 1–7. http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/volume1/2/pesquisa_em_ensino.html
Rodrigues, B. B., Cardoso, R. R., Peres, C. H., & Marques, F. F. (2020). Aprendendo com o Imprevisível: Saúde mental dos universitários e Educação Médica na pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, 44(sup. 1), e0149, 1–5. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404
Rodríguez, B., & Pérez, L. F. (2015). Reflexiones teóricas sobre el conocimiento didáctico del contenido y sus aportes a la formación del profesorado de ciencias. In D. L. Parga-Lozano (Ed.), El conocimiento didáctico del contenido (cdc) en química (pp. 177–200). Universidad Pedagógica Nacional.
Rufino, M. de L., De Paula, C. B., Sangiogo, F. A., Pastoriza, B. dos S., & Cury Soares, A. (2023). A Coletividade do Conhecimento Didático do Conteúdo Químico no Contexto do Residência Pedagógica. Revista Debates em Ensino de Química, 9(2), 357–375.
Salgado, M. D., Passos, G. C., & Ribeiro, A. C. (2018). Método de Resolução de problemas no ensino médio: uma proposta interdisciplinar abordando o tema agrotóxicos. Revista Prática Docente, 3(2), 643–664. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p643-664.id265
Schnetzler, R. P. (2002). A pesquisa em Ensino de Química no Brasil: Conquistas e Perspectivas. Química Nova, 25(sup. 1), 14–24. https://doi.org/10.1590/S0100-40422002000800004
Shulman, L. (1987). Knowledge and teaching: foundations of a new reform. Harvard Educatinal Review, 57(1), 1–22. https://people.ucsc.edu/~ktellez/shulman.pdf
Silva, A. N., & Fernandez, C. (2021). Um professor de química, um conteúdo e dois contextos escolares: do PCK pessoal para o PCK em ação. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 23, e26404, 1–25. https://doi.org/10.1590/1983-21172021230116
Silva, R. M., & Schnetzler, R. P. (2008). Concepções e ações de formadores de professores de Química sobre o estágio supervisionado: propostas brasileiras e portuguesas. Química Nova, 31(8), 2174–2183.
Soares, A. C., Ferreira, M., Silva, A. L., Portugal, K. O., Silva Filho, O. L., Ibaldo, A. P., Pereira, J. T., Ramalhos, L. B., & Oliveira, B. P. (2019). A utilização de rótulos no Ensino de Química: Um estudo de da produção acadêmica de 2014 a 2019. REPPE, 3(2), 120–141. https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/949
Suart, R. D., & Marcondes, M. E. (2018). O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 20, e9666, 1–28. https://doi.org/10.1590/1983-21172018200106
Tabile, A. F., & Jacometo, M. C. (2017). Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Revista Psicopedagogia, 34(103), 75–86. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100008&lng=pt&tlng=pt
Teixeira, V. M., Santos, A. R., & Graebner, I. B. (2019). O docente de química e a busca do fazer diferente: um estudo sobre as formas alternativas para ensinar. Scientia Naturalis, 1(3), 250–264. https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2565
UFPel (2018). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química.
Vázquez, A. S. (2011). Filosofia da Práxis. Expressão Popular.
Werneck, V. R. (2006). Sobre o processo de construção do conhecimento: o papel do ensino e da pesquisa. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 14(51), 176–196. https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000200003
Zeferino, A. F., Silva, C., & Silva, J. A. (2022). A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19. Diversitas Journal, 7(1), 424–434. https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.1923
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Charlene Barbosa de Paula, Fábio André Sangiogo, Bruno dos Santos Pastoriza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.