As equipes didáticas na UFMG e a formação de docente do ensino superior

Palavras-chave: Equipes Didáticas, Expansão do Ensino Superior, Formação de Docentes do Ensino Superior

Resumo

O presente artigo discute o papel das equipes didáticas na formação dos pós-graduandos da UFMG que realizaram o curso de Formação em Docência do Ensino Superior oferecido pelo GIZ – Diretoria de Inovações tecnológicas. Além disso, investiga e relaciona o papel do professor tutor na formação dos pós-graduandos. Foram utilizados dados recolhidos a partir de questionário respondido por esses sujeitos e a conclusão desta analise é que os pós-graduandos que participaram da pesquisa, em geral, consideram a participação em uma equipe didática como importante para sua formação, favorecendo a construção coletiva de conhecimentos e a horizontalidade nas relações professor/orientador e aluno. Consideram, também, que atuar em atividades docentes pode ser dado como um elemento formador positivo e que antecipa situações que ocorrerão em sua trajetória profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira Bernardo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutoranda e Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais no Programa da Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação. Integra a equipe editorial da Revista Docência do Ensino Superior. Linha de Pesquisa: História da Educação. Graduada em História - Licenciatura - pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011). 

Liliane Tibúrcio de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. Mestre em Educação, pelo Programa de Pós Graduação: Educação, Conhecimento e Inclusão Social - FaE/UFMG.

Leandro Silva de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui doutorado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), mestrado em educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011), graduação em HISTÓRIA pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), licenciatura plena em PEDAGOGIA pela Universidade de Uberaba (2014).

Referências

BRASIL. Decreto 6.096 de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de reestruturação e Apoio e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Brasília: MEC, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. REUNI. Reestruturação e Expansão das Universidades Federais: Diretrizes Gerais. Brasília: PDE, 2007. p. 10. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2014.

COELHO, Maria de Lourdes. Processos de constituição da docência universitária: o Reuni na UFMG. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

UFMG-REUNI. Universidade Federal de Minas Gerais: REUNI. Disponível em: <http://www.ufmg.br/reuni/>. Acesso em: 31 jan. 2014.

Publicado
2014-10-15
Como Citar
BERNARDO, F. DE O.; OLIVEIRA, L. T. DE; PAULA, L. S. DE. As equipes didáticas na UFMG e a formação de docente do ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 4, p. 167-190, 15 out. 2014.
Edição
Seção
Artigos

Most read articles by the same author(s)