Wikipédia

um recurso de ensino e aprendizagem na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2032

Palavras-chave:

Ensino universitário, Wikipédia, Aprendizagem, Tecnologia

Resumo

Os avanços tecnológicos têm transformado diversos setores da sociedade, dentre eles, a educação. Este artigo analisa a utilização da tecnologia como alternativa metodológica de ensino e aprendizagem na contemporaneidade. O foco de tal estudo é a enciclopédia virtual Wikipédia, vista como um instrumento viável ao desenvolvimento de algumas das habilidades imprescindíveis ao contexto universitário. A fim de atendermos esse objetivo, tratamos de algumas das características do ensino superior e da população universitária brasileira. Em seguida, abordamos os impactos na educação advindos tanto da popularização das tecnologias quanto das demandas apresentadas aos estudantes na atualidade, bem como discutimos a relação entre a Wikipédia e a universidade e, por fim, explicitamos as características que fazem da Wikipédia uma potencial ferramenta de ensino universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Tolomelli Brescia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutoranda em Educação pela UFMG, mestre em Educação Tecnológica (2013) pelo Centro Federal de EducaçãoTecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), especialista em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais (2009) pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (2012) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduada em Pedagogia (2007) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É autora de materiais didáticos para cursos a distância, tutora a distância e possui experiência como orientadora pedagógica e design instrucional para EaD. É pesquisadora do grupo de pesquisa Avacefet-MG; integra a equipe de tutores do GIZ/UFMG (Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino), que tem como finalidade o aprimoramento da docência universitária, utilizando as novas tecnologias; participa do eixo integrador do curso de Pedagogia da UAB-UFMG. Realiza pesquisas e palestras sobre redes sociais e educação, educação a distância, revistas científicas e tecnologias aplicadas à educação.

Sergio Dias Cirino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduado em Psicologia pela UFMG. Mestre e doutor em Psicologia pela USP. Professor visitante na Osaka Kyoiku Daigaku, Japão, em 2007. Bolsista Capes de pós-doutorado na West Virgina University, Estados Unidos, em 2009. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2) e bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Professor associado do Departamento de Psicologia da UFMG. Orientador nos programas de pós-graduação em Psicologia e em Educação da UFMG. Diretor de Produção científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG. Membro da equipe coordenadora do curso de Pedagogia a distância da UFMG. Coordenador do Portal de Periódicos da UFMG. Coordenador do GT de História da Psicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Psicologia (Anpepp).

Leandro Galhardo Ballesteros da Conceição, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduando em Psicologia pela UFMG. Pesquisador voluntário do Núcleo Interfaces – Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo.

Mariana Rúbia Gonçalves dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduanda em Psicologia pela UFMG. Bolsista da Iniciação Científica do CNPq.

Downloads

Publicado

07-01-2016

Como Citar

BRESCIA, A. T.; CIRINO, S. D.; CONCEIÇÃO, L. G. B. da; SANTOS, M. R. G. dos. Wikipédia: um recurso de ensino e aprendizagem na universidade. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 101–128, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2015.2032. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2032. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)