Wikipédia
um recurso de ensino e aprendizagem na universidade
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2032Palavras-chave:
Ensino universitário, Wikipédia, Aprendizagem, TecnologiaResumo
Os avanços tecnológicos têm transformado diversos setores da sociedade, dentre eles, a educação. Este artigo analisa a utilização da tecnologia como alternativa metodológica de ensino e aprendizagem na contemporaneidade. O foco de tal estudo é a enciclopédia virtual Wikipédia, vista como um instrumento viável ao desenvolvimento de algumas das habilidades imprescindíveis ao contexto universitário. A fim de atendermos esse objetivo, tratamos de algumas das características do ensino superior e da população universitária brasileira. Em seguida, abordamos os impactos na educação advindos tanto da popularização das tecnologias quanto das demandas apresentadas aos estudantes na atualidade, bem como discutimos a relação entre a Wikipédia e a universidade e, por fim, explicitamos as características que fazem da Wikipédia uma potencial ferramenta de ensino universitário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).