Wikipedia

a teaching and learning resource at the university

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2032

Keywords:

University education, Wikipedia, Learning, Technology

Abstract

Technological  advances  have  transformed  various  sectors  of society, including education. This article analyzes the use of technology as a methodological alternative for teaching and learning, in contemporary times. The focus of this study is the virtual encyclopedia Wikipediaas a viable tool for the development of some of the essential skills to the university context. In order to achieve this goal, we address some of the characteristics of higher education and the Brazilian university population. Next, we address the impacts on education arising from the popularization of technologies as well as the demands currently presented to the students. Then, we discuss the relationship between Wikipediaand the University and, lastly, we stress the characteristics that make Wikipedia a potential academic teaching tool.

Author Biographies

  • Amanda Tolomelli Brescia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutoranda em Educação pela UFMG, mestre em Educação Tecnológica (2013) pelo Centro Federal de EducaçãoTecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), especialista em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais (2009) pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (2012) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduada em Pedagogia (2007) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É autora de materiais didáticos para cursos a distância, tutora a distância e possui experiência como orientadora pedagógica e design instrucional para EaD. É pesquisadora do grupo de pesquisa Avacefet-MG; integra a equipe de tutores do GIZ/UFMG (Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino), que tem como finalidade o aprimoramento da docência universitária, utilizando as novas tecnologias; participa do eixo integrador do curso de Pedagogia da UAB-UFMG. Realiza pesquisas e palestras sobre redes sociais e educação, educação a distância, revistas científicas e tecnologias aplicadas à educação.

  • Sergio Dias Cirino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduado em Psicologia pela UFMG. Mestre e doutor em Psicologia pela USP. Professor visitante na Osaka Kyoiku Daigaku, Japão, em 2007. Bolsista Capes de pós-doutorado na West Virgina University, Estados Unidos, em 2009. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2) e bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Professor associado do Departamento de Psicologia da UFMG. Orientador nos programas de pós-graduação em Psicologia e em Educação da UFMG. Diretor de Produção científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG. Membro da equipe coordenadora do curso de Pedagogia a distância da UFMG. Coordenador do Portal de Periódicos da UFMG. Coordenador do GT de História da Psicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Psicologia (Anpepp).

  • Leandro Galhardo Ballesteros da Conceição, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduando em Psicologia pela UFMG. Pesquisador voluntário do Núcleo Interfaces – Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo.

  • Mariana Rúbia Gonçalves dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduanda em Psicologia pela UFMG. Bolsista da Iniciação Científica do CNPq.

Published

2016-01-07

Issue

Section

Article

How to Cite

Wikipedia: a teaching and learning resource at the university. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 101–128, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2015.2032. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2032. Acesso em: 19 dec. 2024.

Most read articles by the same author(s)