A educação de jovens e adultos no contexto da formação de professores de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20389

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação em Ciências, Educação de Jovens e Adultos, Componente curricular

Resumo

O artigo relata o processo de criação e implementação de uma disciplina que trata da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida em um curso de Ciências Biológicas – Licenciatura. O relato toma como ponto de partida a demanda de formar professores de Biologia para a EJA e, a partir disso, apresenta a criação de uma disciplina de EJA que se deu no conjunto de atividades ligadas à reformulação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Quanto ao processo de implementação, são destacados as unidades didáticas e os objetivos; o processo de avaliação; e a percepção dos estudantes sobre as atividades desenvolvidas durante a disciplina. Fica sinalizada a necessidade de a EJA integrar parte da formação de professores de Biologia e espera-se que o relato motive o desenvolvimento de outras experiências.

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Biografia do Autor

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil.

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Professor do Departamento de Educação em Ciências, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM – UFG). Coordenador da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na EJA (REPEC-EJA).

Lucas Martins de Avelar, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil.

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM – UFG). Membro da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na EJA (REPEC-EJA).

Cristina da Costa Krewer Mascioli, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil.

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Departamento de Histologia e Embriologia, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG). Membro da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na EJA (REPEC-EJA).

Simone Sendin Moreira Guimarães, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil.

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Campus Araraquara). Professora do Departamento de Educação em Ciências, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM – UFG). Coordenadora da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na EJA (REPEC-EJA).

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Publicado

15-09-2020

Como Citar

PARANHOS, R. de D.; AVELAR, L. M. de .; MASCIOLI, C. da C. K.; GUIMARÃES, S. S. M. . A educação de jovens e adultos no contexto da formação de professores de Biologia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–19, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.20389. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/20389. Acesso em: 16 nov. 2024.

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