Trabalho docente

algumas indicações de professores de instituições superiores privadas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2293

Palabras clave:

Trabalho, Docência, Educação superior

Resumen

Este artigo tem como objetivo compreender o modo como os professores concebem o trabalho docente na educação superior, analisando as atividades desenvolvidas no cotidiano de diferentes instituições particulares do Agreste de Pernambuco. A pesquisa envolveu 22 professores dos cursos de licenciaturas, que responderam a um questionário composto por questões abertas e fechadas. Os resultados revelaram que os professores sentem-se satisfeitos com o trabalho e com a profissão e veem o trabalho docente como desafiante, motivador, prazeroso e de relevância social. Ao mesmo tempo, eles destacam os diversos desafios enfrentados pelas Instituições de Educação Superior e seus profissionais, sobretudo aqueles ligados ao perfil do aluno. O quadro que se apresenta em relação ao trabalho docente é ambíguo, pois há por um lado uma sensação de bem-estar, ao mesmo tempo em que o trabalho é desafiante e limitado.

Biografía del autor/a

  • Mônica Patrícia da Silva Sales, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), Caruaru, PE, Brasil.

    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru e especialização em Gestão da Escola e Coordenação Pedagógica pela mesma instituição. Mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru.

  • Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professora associada 2 da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional.

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Publicado

2017-12-07

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Trabalho docente: algumas indicações de professores de instituições superiores privadas. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 238–251, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2293. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2293. Acesso em: 19 dec. 2024.

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