As metodologias ativas e as aproximações entre o ensino e a aprendizagem na prática pedagógica universitária
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2342Palavras-chave:
Metodologias ativas, Docência universitária, EnsinoResumo
No contexto do desenvolvimento da prática pedagógica universitária, uma das preocupações dos professores refere-se ao encaminhamento metodológico dos processos de ensino e aprendizagem. Neste trabalho, propõe-se discutir sobre as possibilidades e os limites da prática pedagógica quando pautada na perspectiva da transmissão do conhecimento, por meio de aulas expositivas, em contraposição às propostas de ensino pela via das metodologias ativas. A metodologia adotada para o desenvolvimento do presente estudo é bibliográfica, orientada na leitura e análise de obras referentes ao tema proposto. Buscando apoio nas pesquisas de Nóvoa e Amante (2015), Mainardes (2008), Heacox (2006), Pozo (2002) e Roldão (2007), entre outros, o texto problematiza a dimensão didática da docência universitária, a fim de ressignificar e aproximar o ensinar do aprender. O estudo desenvolvido também evidenciou algumas possibilidades de encaminhamento metodológico na aula universitária, em situações didáticas planejadas em que se privilegia a perspectiva ativa dos estudantes em suas aprendizagens.
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