Metodologias ativas no ensino de Saúde
devemos considerar o ponto de vista dos alunos?
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.23806Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em projetos, Aulas expositivas, Interdisciplinaridade, Ensino de Saúde, Ensino superiorResumo
No ensino de Saúde, as metodologias ativas de ensino têm sido estimuladas e visam a formação de profissionais críticos, proativos e com desenvoltura para trabalhar em equipe. O objetivo deste trabalho foi avaliar a motivação e a percepção de aprendizagem de 57 alunos matriculados em 2016 no primeiro ano do curso de Nutrição da Universidade Positivo, submetidos a aulas expositivas e a metodologia de aprendizagem por projetos em dinâmica interdisciplinar. Os alunos responderam a um questionário acerca da motivação e da percepção de aprendizado e os dados obtidos foram tabulados e comparados por meio do Teste Exato de Fisher (95% IC). Os alunos avaliaram a metodologia ativa como desmotivante em comparação à aula expositiva tradicional (p ≤ 0,05). Este trabalho faz uma análise crítica dos resultados encontrados e sugere que os métodos ativos e a interdisciplinaridade devem ser encorajados ainda que os estudantes sejam resistentes num primeiro momento.
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