O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática
um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática
Palavras-chave:
Três Mundos da Matemática, Licenciatura em Matemática, Limite de uma funçãoResumo
Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo geral analisar o conceito de limite de uma função em um ponto, apresentado por estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática, bem como suas estratégias de resolução de questões, à luz da Teoria dos Três Mundos da Matemática. Primeiramente, foi realizada uma análise da introdução do conceito de limite em livros didáticos de Cálculo, com base no quadro teórico. Em seguida, foi feito um mapeamento de artigos sobre as ideias de David Tall, bem como uma busca de dissertações e teses que se basearam nessas ideias. Na última etapa, foi aplicado um teste sobre limites de funções a alunos que já haviam cursado a disciplina de Cálculo I e foram entrevistados docentes dessa disciplina nos dois cursos. A análise dos livros didáticos possibilitou verificar que, nos capítulos introdutórios, há um trabalho que preconiza características dos Mundos Simbólico e Corporificado, especialmente do primeiro, com alguns aspectos do Mundo Formal. Em relação às entrevistas com os professores, estes declararam partir de exemplos gráficos e tabelas de valores de função para introduzir o conceito e só depois tentar chegar à definição formal, perpassando os Três Mundos da Matemática. Tratando-se do teste aplicado aos estudantes, concluiu-se que a maior parte dos alunos utiliza a linguagem natural para conceituar limite, apresentando características do Mundo Corporificado, com alguns elementos simbólicos, mas sem atingir um desenvolvimento compatível com o Mundo Axiomático Formal.
Referências
SOARES, Gabriel de Oliveira. O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática. 121f. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro Universitário Franciscano, Universidade Franciscana, Santa Maria, 2018. Disponível em: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/591.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).