O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática

um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática

Palavras-chave: Três Mundos da Matemática, Licenciatura em Matemática, Limite de uma função

Resumo

Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo geral analisar o conceito de limite de uma função em um ponto, apresentado por estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática, bem como suas estratégias de resolução de questões, à luz da Teoria dos Três Mundos da Matemática. Primeiramente, foi realizada uma análise da introdução do conceito de limite em livros didáticos de Cálculo, com base no quadro teórico. Em seguida, foi feito um mapeamento de artigos sobre as ideias de David Tall, bem como uma busca de dissertações e teses que se basearam nessas ideias. Na última etapa, foi aplicado um teste sobre limites de funções a alunos que já haviam cursado a disciplina de Cálculo I e foram entrevistados docentes dessa disciplina nos dois cursos. A análise dos livros didáticos possibilitou verificar que, nos capítulos introdutórios, há um trabalho que preconiza características dos Mundos Simbólico e Corporificado, especialmente do primeiro, com alguns aspectos do Mundo Formal. Em relação às entrevistas com os professores, estes declararam partir de exemplos gráficos e tabelas de valores de função para introduzir o conceito e só depois tentar chegar à definição formal, perpassando os Três Mundos da Matemática. Tratando-se do teste aplicado aos estudantes, concluiu-se que a maior parte dos alunos utiliza a linguagem natural para conceituar limite, apresentando características do Mundo Corporificado, com alguns elementos simbólicos, mas sem atingir um desenvolvimento compatível com o Mundo Axiomático Formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel de Oliveira Soares, Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS, Brasil.

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana (UFN). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição. Especialista em Matemática pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Licenciado em Matemática pelo IFFar – Campus Alegrete. Colaborador do curso de pós-graduação em docência do IFMG – Campus Avançado Arcos.

Referências

SOARES, Gabriel de Oliveira. O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática. 121f. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro Universitário Franciscano, Universidade Franciscana, Santa Maria, 2018. Disponível em: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/591.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
SOARES, G. DE O. O conceito de limite na formação inicial de professores de Matemática. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-2, 30 ago. 2020.
Seção
Resumos de dissertações e de teses