Relatos de pós-graduandos em Ensino de Ciências e Educação Matemática a respeito de aspectos da formação em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24732Palavras-chave:
Pós-graduação, Ensino de Ciências, Pandemia, Ensino remotoResumo
O objetivo deste estudo residiu em investigar as percepções de pós-graduandos em Ensino de Ciências e Educação Matemática a respeito de aspectos da sua formação, no atual cenário pandêmico. Foram entrevistados 15 pós-graduandos de um programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática de uma universidade pública do Sul do Brasil. As entrevistas foram transcritas e submetidas aos procedimentos da Análise Textual Discursiva, estabelecendo-se três categorias: 1) Possibilidades da vida acadêmica durante a pandemia, 2) Limitações da vida acadêmica durante a pandemia e 3) Expectativas da vida acadêmica após a pandemia. Destas, ainda emergiram subcategorias que permitiram interpretar as percepções dos pós-graduandos em relação a diferentes aspectos. Os resultados encontrados indicaram que, por mais que os acadêmicos evidenciem grandes limitações neste momento, estes conseguiram reinventar suas rotinas para dar continuidade às suas atividades acadêmicas, considerando o sistema remoto como uma possibilidade para o prosseguimento da sua formação como pós-graduandos.
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