Contribuições de uma disciplina na promoção da autorregulação da aprendizagem de universitários egressos da rede pública
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39772Palavras-chave:
aprendizagem, ensino superior, sucesso acadêmico, mediação da aprendizagemResumo
Autorregulação da aprendizagem é uma estratégia importante para a aprendizagem e o sucesso acadêmico. Este artigo descreve as decisões e mediações pedagógicas de uma disciplina que visa sua promoção e analisa suas contribuições para universitários oriundos da rede pública de ensino básico. A disciplina presencial, que conta com 15 encontros ao longo de um semestre, aborda o processo de autorregulação. É estruturada na aprendizagem colaborativa e utiliza narrativas, atividades reflexivas e de aplicação prática, com feedback personalizado. A análise do impacto da disciplina deu-se pelo acompanhamento de 192 estudantes, que voluntariamente responderam aos instrumentos de autorrelato no início e na conclusão do curso. Os universitários descreveram ampliação no conhecimento e no uso das estratégias de autorregulação após cursarem a disciplina. Impactos estatisticamente significantes foram constatados em estudantes que iniciavam o curso com níveis mais baixos de autorregulação. Discute-se o papel das mediações pedagógicas que facilitam a promoção da autorregulação da aprendizagem no ensino superior.
Downloads
Referências
AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; BARROS, Leonardo de Oliveira. Relações entre evasão, satisfação com escolha profissional, renda e adaptação de universitários. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 254-267, maio/ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p254-267. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v20n2/v20n2a10.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.
BANDURA, Albert. Self-efficacy: the exercise of control. New York: Freeman and Company, 1997.
BIGGS, John. What the student does: teaching for enhanced learning. Higher Education Research & Development, v. 31, n. 1, p. 39-55, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/0729436990180105. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0729436990180105. Acesso em: 2 fev. 2023.
BORUCHOVITCH, Evely. Autorregulação da aprendizagem: Contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 401-409, set./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/018375. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/HYqxtDHyj84FGcJKzHCCMSQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 1 out. 2022.
CASANOVA, Joana R.; BERNARDO, Ana Belén.; ALMEIDA, Leandro da Silva. Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 8, n. 2, p. 211-228, 2021. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.2.8705. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/74904. Acesso em: 2 fev. 2023.
COHEN, Jacob. Statistical power analysis for the behavioral sciences. New York: Routledge Academic, 1988.
DANTAS, Marilda Aparecida et al. Intervenção em Autorregulação da Aprendizagem no ensino superior: proposição e desdobramento. In: POLYDORO, Soely Aparecida Jorge Polydoro (org.). Promoção da Autorregulação da Aprendizagem: contribuições da Teoria Social Cognitiva. Porto Alegre: Editora Letra1, 2017. p. 77-87.
DIAS, Ana Cristina Garcia et al. Dificuldades percebidas na transição para a universidade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 19-30, jan./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.26707/1984-7270/2019v20n1p19. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902019000100003. Acesso em: 1 out. 2022.
DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos et al. Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/01/ebookapoio-pedagocc81gico-2-1.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.
FIOR, Camila Alves. Adaptação ao ensino superior e autoeficácia em universitários medalhistas em Olimpíadas Científicas: um estudo correlacional. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 9, p. 284-301, 2022. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8904. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2022.9.0.8904. Acesso em: 2 fev. 2023.
GANDA, Daniela Ribeiro; BORUCHOVITCH, Evely. A autorregulação da aprendizagem: principais conceitos e modelos teóricos. Revista Psicologia da Educação, v. 1, n. 46, p. 71-80, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/39147. Acesso em: 1 out. 2022.
HATTIE, John; TIMPERLEY, Helen. The power of feedback. Review of Educational Research, v. 77, n. 1, p. 81-112, 2007. DOI: https://doi.org/10.3102/003465430298487. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/003465430298487. Acesso em: 2 fev. 2023.
HERINGER, Rosana. Democratização da educação superior no Brasil: das metas de inclusão ao sucesso acadêmico. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 19, n. 1, p. 7-17, 2018. DOI: https://doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p7. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v19n1/03.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.
LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, v. 20, n. 2, p. 355-368, 2012. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2012.2-06. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v20n2/v20n2a06.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.
LIPNEVICH, Anastasiya A.; PANADERO, Ernesto. A review of feedback models and theories: descriptions, definitions, and conclusions. Frontiers in Education, v. 6, 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2021.72019. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2021.720195/full. Acesso em: 1 out. 2022.
MACIEL, Aline Guilherme; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Autorregulação da aprendizagem: panorama nacional dos estudos de intervenção no ensino superior. Revista Cocar, v. 12, n. 23, p. 145-167, jun./jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1722. Acesso em: 1 out. 2022.
NICOL, David. The power of internal feedback: exploiting natural comparison processes, Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 46, n. 5, p. 756-778, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2020.1823314. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02602938.2020.1823314. Acesso em: 2 fev. 2023.
PANADERO, Ernesto. A review of self-regulated learning: six models and four directions for research. Frontiers in Psychology, v. 8, p. 1-28, 2017. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00422. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.00422/full. Acesso em: 1 out. 2022.
PENA, Mariza Aparecida Costa; MATOS, Daniel Abud Seabra; COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação. Percurso de estudantes cotistas: ingresso, permanência e oportunidades no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 25, n. 1, p. 27-51, 2020. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3916. Acesso em: 1 out. 2022.
PELISSONI, Adriane Martins Soares; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Programas de promoção da autorregulação da aprendizagem. In: POLYDORO, Soely Aparecida Jorge (org.). Promoção da autorregulação da aprendizagem: contribuições da Teoria Social Cognitiva. Porto Alegre: Editora Letra1, 2017. p. 33-44.
PELISSONI, Adriane Martins Soares et al. Serviço de apoio ao estudante: contribuições para a permanência acadêmica e aprendizagem. In: DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos et al. (org.). Serviço de apoio ao estudante: contribuições para a permanência acadêmica e aprendizagem. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 283-318.
POLYDORO, Soely Aparecida Jorge et al. Promoção da autorregulação da aprendizagem na universidade: percepção do impacto de uma disciplina eletiva. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 20, n. 3, set./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2877. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edpuc/v20n3/2318-0810-edpuc-20-3-00201.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.
POLYDORO, Soely Aparecida Jorge et al. Autorregulação da aprendizagem: adaptação e evidências de validade de instrumentos para universitários brasileiros. Educação em Análise, v. 4, n. 1, jan./jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n1p21. Disponível em: https://www.readcube.com/articles/10.5433%2F1984-7939.2019v4n1p21. Acesso em: 2 fev. 2023.
ROSÁRIO, Pedro; NÚNEZ, José Carlos; GONZÁLEZ-PIENDA, Julio. Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na educação superior. 2. ed. São Paulo: Editora Almedina, 2017.
ROSÁRIO, Pedro et al. Eficacia de un programa instruccional para la mejora de procesos y estrategias de aprendizaje en la enseñanza superior. Psicothema, Oviedo, v. 19, n. 3, p. 422-427, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/727/72719310.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.
ROSÁRIO, Pedro et al. Transcultural analysis of the effectiveness of a program to promote self-regulated learning in Mozambique, Chile, Portugal and Spain. Higher Educaction Research & Development, v. 4, p. 1-15, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/07294360.2014.935932. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07294360.2014.935932. Acesso em: 2 fev. 2023.
ROSÁRIO, Pedro et al. Improving college students’ critical thinking through the use of a story tool for self-regulated learning training. In: MANALO, Emmanuel (ed.). Deeper learning, dialogic learning, and critical thinking: research-based strategies for the classroom. New York: Routledge, 2020. p. 193-208.
SALGADO, Fernanda Andrade de Freitas; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; ROSÁRIO, Pedro. Programa de promoção da autorregulação da aprendizagem de ingressantes da educação superior. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 23, n. 4, p. 667-679, out./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712018230407. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/DHwxgRJ6GBmtP4jz5nXzSwS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1 out. 2022.
SILVA, Guilherme Henrique Gomes. Ações afirmativas no ensino superior brasileiro: Caminhos para a permanência e o progresso acadêmico de estudantes da área de Ciências Exatas. Educação em Revista, v. 35, p. 1-29, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698170841. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/JJds6YhTYpWn68F3XY3ccVS/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 1 out. 2022.
SILVA, Hellen Cristina Xavier da; OLIVEIRA, Maísa Aparecida de; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. Adaptação à universidade: dificuldades e estratégias de permanência de estudantes oriundos de escolas públicas. In: SOUSA, José Vieira de; BOTELHO, Arlete de Freitas; GRIBOSKI, Cláudia Maffini (org.). Acesso e permanência na expansão da educação superior. Anápolis/GO: UEG, 2018. p.192-204.
VARGAS, Hustana; HERINGER, Rosana. Políticas de permanência no ensino superior público. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 25, n. 72, p. 1-33, 2017. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.25.2799. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2750/275050047114.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.
ZIMMERMAN, Barry J. A social cognitive view of self-regulated academic learning. Journal of Educational Psychology, v. 81, n. 3, p. 329-339, 1989.
ZIMMERMAN, Barry J. Motivational sources and outcomes of self-regulated learning and performance. In: ZIMMERMAN, B. J.; SCHUNK, D. H. (ed.). Handbook of self-regulation of learning and performance. New York: Routledge, 2011. p. 49-64.
ZIMMERMAN, Barry J. Self-regulated learning: theories, measures, and outcomes. In: WRIGHT, J. D. (ed.). International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences. 2. ed. [s. l.]: Elsevier, 2015. p. 541-546. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-08-097086-8.26060-1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Camila Alves Fior, Marilda Aparecida Dantas Graciola, Adriane Martins Soares Pelissoni, Soely Aparecida Jorge Polydoro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).