Contribuições de uma disciplina na promoção da autorregulação da aprendizagem de universitários egressos da rede pública
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39772Palavras-chave:
aprendizagem, ensino superior, sucesso acadêmico, mediação da aprendizagemResumo
Autorregulação da aprendizagem é uma estratégia importante para a aprendizagem e o sucesso acadêmico. Este artigo descreve as decisões e mediações pedagógicas de uma disciplina que visa sua promoção e analisa suas contribuições para universitários oriundos da rede pública de ensino básico. A disciplina presencial, que conta com 15 encontros ao longo de um semestre, aborda o processo de autorregulação. É estruturada na aprendizagem colaborativa e utiliza narrativas, atividades reflexivas e de aplicação prática, com feedback personalizado. A análise do impacto da disciplina deu-se pelo acompanhamento de 192 estudantes, que voluntariamente responderam aos instrumentos de autorrelato no início e na conclusão do curso. Os universitários descreveram ampliação no conhecimento e no uso das estratégias de autorregulação após cursarem a disciplina. Impactos estatisticamente significantes foram constatados em estudantes que iniciavam o curso com níveis mais baixos de autorregulação. Discute-se o papel das mediações pedagógicas que facilitam a promoção da autorregulação da aprendizagem no ensino superior.
Downloads
Referências
AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; BARROS, Leonardo de Oliveira. Relações entre evasão, satisfação com escolha profissional, renda e adaptação de universitários. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 254-267, maio/ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p254-267. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v20n2/v20n2a10.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.
BANDURA, Albert. Self-efficacy: the exercise of control. New York: Freeman and Company, 1997.
BIGGS, John. What the student does: teaching for enhanced learning. Higher Education Research & Development, v. 31, n. 1, p. 39-55, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/0729436990180105. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0729436990180105. Acesso em: 2 fev. 2023.
BORUCHOVITCH, Evely. Autorregulação da aprendizagem: Contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 401-409, set./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/018375. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/HYqxtDHyj84FGcJKzHCCMSQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 1 out. 2022.
CASANOVA, Joana R.; BERNARDO, Ana Belén.; ALMEIDA, Leandro da Silva. Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 8, n. 2, p. 211-228, 2021. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.2.8705. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/74904. Acesso em: 2 fev. 2023.
COHEN, Jacob. Statistical power analysis for the behavioral sciences. New York: Routledge Academic, 1988.
DANTAS, Marilda Aparecida et al. Intervenção em Autorregulação da Aprendizagem no ensino superior: proposição e desdobramento. In: POLYDORO, Soely Aparecida Jorge Polydoro (org.). Promoção da Autorregulação da Aprendizagem: contribuições da Teoria Social Cognitiva. Porto Alegre: Editora Letra1, 2017. p. 77-87.
DIAS, Ana Cristina Garcia et al. Dificuldades percebidas na transição para a universidade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 19-30, jan./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.26707/1984-7270/2019v20n1p19. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902019000100003. Acesso em: 1 out. 2022.
DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos et al. Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/01/ebookapoio-pedagocc81gico-2-1.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.
FIOR, Camila Alves. Adaptação ao ensino superior e autoeficácia em universitários medalhistas em Olimpíadas Científicas: um estudo correlacional. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 9, p. 284-301, 2022. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8904. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2022.9.0.8904. Acesso em: 2 fev. 2023.
GANDA, Daniela Ribeiro; BORUCHOVITCH, Evely. A autorregulação da aprendizagem: principais conceitos e modelos teóricos. Revista Psicologia da Educação, v. 1, n. 46, p. 71-80, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/39147. Acesso em: 1 out. 2022.
HATTIE, John; TIMPERLEY, Helen. The power of feedback. Review of Educational Research, v. 77, n. 1, p. 81-112, 2007. DOI: https://doi.org/10.3102/003465430298487. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/003465430298487. Acesso em: 2 fev. 2023.
HERINGER, Rosana. Democratização da educação superior no Brasil: das metas de inclusão ao sucesso acadêmico. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 19, n. 1, p. 7-17, 2018. DOI: https://doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p7. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v19n1/03.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.
LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, v. 20, n. 2, p. 355-368, 2012. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2012.2-06. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v20n2/v20n2a06.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.
LIPNEVICH, Anastasiya A.; PANADERO, Ernesto. A review of feedback models and theories: descriptions, definitions, and conclusions. Frontiers in Education, v. 6, 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2021.72019. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2021.720195/full. Acesso em: 1 out. 2022.
MACIEL, Aline Guilherme; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Autorregulação da aprendizagem: panorama nacional dos estudos de intervenção no ensino superior. Revista Cocar, v. 12, n. 23, p. 145-167, jun./jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1722. Acesso em: 1 out. 2022.
NICOL, David. The power of internal feedback: exploiting natural comparison processes, Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 46, n. 5, p. 756-778, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2020.1823314. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02602938.2020.1823314. Acesso em: 2 fev. 2023.
PANADERO, Ernesto. A review of self-regulated learning: six models and four directions for research. Frontiers in Psychology, v. 8, p. 1-28, 2017. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00422. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.00422/full. Acesso em: 1 out. 2022.
PENA, Mariza Aparecida Costa; MATOS, Daniel Abud Seabra; COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação. Percurso de estudantes cotistas: ingresso, permanência e oportunidades no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 25, n. 1, p. 27-51, 2020. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3916. Acesso em: 1 out. 2022.
PELISSONI, Adriane Martins Soares; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Programas de promoção da autorregulação da aprendizagem. In: POLYDORO, Soely Aparecida Jorge (org.). Promoção da autorregulação da aprendizagem: contribuições da Teoria Social Cognitiva. Porto Alegre: Editora Letra1, 2017. p. 33-44.
PELISSONI, Adriane Martins Soares et al. Serviço de apoio ao estudante: contribuições para a permanência acadêmica e aprendizagem. In: DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos et al. (org.). Serviço de apoio ao estudante: contribuições para a permanência acadêmica e aprendizagem. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 283-318.
POLYDORO, Soely Aparecida Jorge et al. Promoção da autorregulação da aprendizagem na universidade: percepção do impacto de uma disciplina eletiva. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 20, n. 3, set./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2877. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edpuc/v20n3/2318-0810-edpuc-20-3-00201.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.
POLYDORO, Soely Aparecida Jorge et al. Autorregulação da aprendizagem: adaptação e evidências de validade de instrumentos para universitários brasileiros. Educação em Análise, v. 4, n. 1, jan./jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n1p21. Disponível em: https://www.readcube.com/articles/10.5433%2F1984-7939.2019v4n1p21. Acesso em: 2 fev. 2023.
ROSÁRIO, Pedro; NÚNEZ, José Carlos; GONZÁLEZ-PIENDA, Julio. Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na educação superior. 2. ed. São Paulo: Editora Almedina, 2017.
ROSÁRIO, Pedro et al. Eficacia de un programa instruccional para la mejora de procesos y estrategias de aprendizaje en la enseñanza superior. Psicothema, Oviedo, v. 19, n. 3, p. 422-427, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/727/72719310.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.
ROSÁRIO, Pedro et al. Transcultural analysis of the effectiveness of a program to promote self-regulated learning in Mozambique, Chile, Portugal and Spain. Higher Educaction Research & Development, v. 4, p. 1-15, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/07294360.2014.935932. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07294360.2014.935932. Acesso em: 2 fev. 2023.
ROSÁRIO, Pedro et al. Improving college students’ critical thinking through the use of a story tool for self-regulated learning training. In: MANALO, Emmanuel (ed.). Deeper learning, dialogic learning, and critical thinking: research-based strategies for the classroom. New York: Routledge, 2020. p. 193-208.
SALGADO, Fernanda Andrade de Freitas; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; ROSÁRIO, Pedro. Programa de promoção da autorregulação da aprendizagem de ingressantes da educação superior. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 23, n. 4, p. 667-679, out./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712018230407. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/DHwxgRJ6GBmtP4jz5nXzSwS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1 out. 2022.
SILVA, Guilherme Henrique Gomes. Ações afirmativas no ensino superior brasileiro: Caminhos para a permanência e o progresso acadêmico de estudantes da área de Ciências Exatas. Educação em Revista, v. 35, p. 1-29, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698170841. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/JJds6YhTYpWn68F3XY3ccVS/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 1 out. 2022.
SILVA, Hellen Cristina Xavier da; OLIVEIRA, Maísa Aparecida de; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. Adaptação à universidade: dificuldades e estratégias de permanência de estudantes oriundos de escolas públicas. In: SOUSA, José Vieira de; BOTELHO, Arlete de Freitas; GRIBOSKI, Cláudia Maffini (org.). Acesso e permanência na expansão da educação superior. Anápolis/GO: UEG, 2018. p.192-204.
VARGAS, Hustana; HERINGER, Rosana. Políticas de permanência no ensino superior público. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 25, n. 72, p. 1-33, 2017. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.25.2799. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2750/275050047114.pdf. Acesso em: 1 out. 2022.
ZIMMERMAN, Barry J. A social cognitive view of self-regulated academic learning. Journal of Educational Psychology, v. 81, n. 3, p. 329-339, 1989.
ZIMMERMAN, Barry J. Motivational sources and outcomes of self-regulated learning and performance. In: ZIMMERMAN, B. J.; SCHUNK, D. H. (ed.). Handbook of self-regulation of learning and performance. New York: Routledge, 2011. p. 49-64.
ZIMMERMAN, Barry J. Self-regulated learning: theories, measures, and outcomes. In: WRIGHT, J. D. (ed.). International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences. 2. ed. [s. l.]: Elsevier, 2015. p. 541-546. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-08-097086-8.26060-1.
![](https://periodicos.ufmg.br/public/journals/5/submission_39772_37882_coverImage_pt_BR.jpg)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Camila Alves Fior, Marilda Aparecida Dantas Graciola, Adriane Martins Soares Pelissoni, Soely Aparecida Jorge Polydoro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).