Estratégias do Departamento de Odontologia Restauradora para capacitação de seu corpo docente diante da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24770

Palavras-chave:

Pandemia da COVID-19, Ensino Remoto Emergencial, Odontologia, Tecnologia digital da informação e comunicação

Resumo

O objetivo deste artigo foi relatar a experiência do Departamento de Odontologia Restauradora (ODR) em capacitar seu corpo docente e expandir o emprego da plataforma Moodle, durante o período de distanciamento social devido à pandemia da COVID-19. Assim que as aulas presenciais foram suspensas em março de 2020 e antes mesmo de a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) adotar o ensino remoto emergencial (ERE), um questionário sobre o emprego de tecnologias digitais no ensino foi elaborado por uma comissão determinada pela Chefia Departamental e enviado aos docentes. Percebeu-se, assim, a necessidade de capacitação desses profissionais quanto ao uso de tais tecnologias. Professores tutores do ODR planejaram oficinas virtuais com orientação individual, possibilitando o treinamento das funcionalidades da plataforma Moodle. Essa ação permitiu a todas as disciplinas do ODR estruturarem seus ambientes virtuais e tornou o corpo docente apto a empregar as ferramentas disponibilizadas pelo Moodle, garantindo a qualidade do ensino, mesmo que remotamente.                                

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Biografia do Autor

Patricia Valente Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Odontologia Restauradora na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAO-UFMG). Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica-MG (1996). Especialista em Dentística pela ABO-MG (2001) e em Prótese pela FAO-UFMG (2017). Mestre em Odontologia pela UFMG na área de Dentística (2004) e doutora na área de Clínica Odontológica (2009).

Hugo Henriques Alvim, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor Associado do Departamento de Odontologia Restauradora na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2000). Especialista, mestre e doutor em Dentística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Araraquara (UNESP).                                         

Luiza de Almeida Queiroz Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestranda em Odontologia, com área de concentração em Clínica Odontológica, na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Odontologia pela UFMG (2019). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).                       

Maria Elisa de Souza e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Clínica Odontológica e Professora Associada da UFMG. Criou e coordenou, por sete anos, o Centro de Apoio, a Seleção e Encaminhamento do Usuário da Faculdade de Odontologia. Tem experiência em pesquisa e extensão, atuando especialmente nos temas: qualidade de vida, saúde de idosos, transplante de medula óssea, fígado e renal, prescrição de medicamentos, enfrentamento da COVID-19 – biossegurança.

Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Odontologia Restauradora, na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Odontologia pela UFMG (1987). Especialista em Dentística pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), mestre em Odontologia – área de Dentística – pela UFMG (1999) e doutora na mesma área (2008).

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Publicado

29-12-2020

Como Citar

ARAÚJO, P. V.; ALVIM, H. H.; FERREIRA, L. de A. Q.; SILVA, M. E. de S. e; PEIXOTO, R. T. R. da C. Estratégias do Departamento de Odontologia Restauradora para capacitação de seu corpo docente diante da pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–16, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24770. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24770. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia

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