Desafios docentes em tempos de isolamento social
estudo com professores do curso de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24774Palavras-chave:
Ensino remoto, Isolamento social, Desafios docentes na pandemia, Ciências Contábeis, COVID-19Resumo
A literatura apresenta um conjunto robusto de desafios que são enfrentados no cotidiano da carreira docente, mas é carente de evidências em situações contingenciais, tal como o isolamento causado pela pandemia da Covid-19. Assim, buscou-se investigar os efeitos do isolamento social nas dificuldades enfrentadas pelos docentes dos cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior públicas e privadas. Para isso, foi aplicada uma survey a 30 professores, e as dificuldades levantadas foram categorizadas a partir da técnica de análise de conteúdo, nas perspectivas do docente e sobre o discente. Entre os achados, observou-se, sob a perspectiva do docente, as dificuldades relacionadas à redução de tempo e, na percepção sobre o discente, destacou-se a falta de motivação como um dos principais problemas. Como contribuições evidenciou-se a adaptabilidade dos docentes em relação às dificuldades já enfrentadas antes da pandemia, bem como implicações que podem colaborar para a adoção de estratégias de adequação do processo de ensino.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Adrielly F. M. et al. Estratégias de ensino aplicadas à educação contábil: um estudo sob a percepção dos docentes. In: CONGRESSO UFSC DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 6., 2015. Florianópolis. Anais eletrônicos [...] Florianópolis, 2015.
ARAÚJO, Tamires S. et al. Problemas percebidos no exercício da docência em contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças-USP, São Paulo, v. 26, n. 67, p. 93-105, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1519-70772015000100093&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1808-057x201512230.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2018.
BARRETO, Maria A.; SOUZA, Tereza; MARTINS, Joana D. M. Docência universitária: condições de trabalho, estresse e estratégias de enfrentamento. Revista de Estudos de Administração, Ijuí, v. 9, n. 19, art. 5, p. 121-143, 2009. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/7329/docencia-universitaria--condicoes-de-trabalho--estresse-e-estrategias-de-enfrentamento. Acesso em: 28 abr. 2020.
BELOTTI, Salua H. A.; FARIA, Moacir A. Relação professor/aluno. Revista Eletrônica Saberes da Educação, São Roque, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2010. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdfs/salua.pdf. Acesso em: 29 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Ministério da Educação, Brasília, DF, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 5 maio 2020.
BOUZADA, Valéria C. P. C.; KILIMNIK, Zélia M.; OLIVEIRA, Luiz C. V. Professor iniciante: desafios e competências da carreira docente de nível superior e inserção no mercado de trabalho. Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe), São Paulo, v. 2, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/9336. Acesso em: 25 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v2i1.9336.
CAVALCANTE, Carmem H. L.; SANTOS JUNIOR, Pedro A. Fatores que influenciam o desempenho escolar: a percepção dos estudantes do curso Técnico em Contabilidade do IFRS. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 14, n. 21, p. 1-112, jan./jun. 2013. Disponível em: http://revista.liberato.com.br/ojs_lib/index.php/revista/article/view/196. Acesso em: 24 abr. 2020.
FARIAS, Rafael A. S. et al. Problemas percebidos pelos professores na docência em Administração. REPAE, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 374-404, 2018. Disponível em: https://repae-online.com.br/index.php/REPAE/article/view/142. Acesso em: 25 mar. 2020.
FARIAS, Rafael A. S. et al. Dificuldades dos professores do curso de Ciências Contábeis. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1-20, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/12249. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12249.
JARDILINO, José R. L.; AMARAL, Derly J.; LIMA, Delmário F. A interação professor-aluno em sala de aula no ensino superior: o curso de Administração de Empresas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 101-119, 2010. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3064/2992. Acesso em: 28 abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v10i29.3064.
MAZZIONI, Sady. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de Ciências Contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, Pelotas, v. 2, n. 1, p. 93-109, jan./jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/1426/2338. Acesso em: 24 abr. 2020.
MELLOUKI, M'hammed; GAUTHIER, Clermont. O professor e seu mandato de mediador, herdeiro, intérprete e crítico. Educação & Sociedade, [online], v. 25, n. 87, p. 537-571, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302004000200011&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 30 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000200011.
MIRANDA, Gilberto J.; CASA NOVA, Silvia P. C.; CORNACCHIONE JÚNIOR, Edgard B. Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, [online], v. 23, n. 59, p. 142-153, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1519-70772012000200006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 24 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-70772012000200006.
MIRANDA, Cláudio S.; LIMA, João P. R.; VENDRAMIN, Elisabeth O. Análise da percepção docente sobre a (des)continuidade no ensino contábil durante a pandemia de Covid-19. In: XX USP INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING, 20., 2020. São Paulo. Anais eletrônicos [...] São Paulo, 2020.
PANUCCI-FILHO, Laurindo et al. Dificuldades dos estudantes de Ciências Contábeis de uma universidade pública. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Maringá, v. 16, n. 1, p. 49-72, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/1740. Acesso em: 10 abr. 2020.
PASSOS, Ivan C.; MARTINS, Gilberto A. Métodos de sucesso no ensino da contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, n. 157, p. 61-79, jan./fev. 2006. Disponível em: http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/658. Acesso em: 12 abr. 2020.
PINTO JÚNIOR, Carlos A. R. O. et al. The Accountant’s Image from the Stakeholders’ Perspective. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/scg/article/view/17728. Acesso em: 20 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.17728.
RANGEL, Mary. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. Campinas: Papirus Editora, 2014.
SALLABERRY, Jonatas D.; VENDRUSCOLO, Maria I.; BITTENCOURT, Bárbara R. A eficácia dos métodos de ensino em contabilidade. Cuadernos de Educacion y Desarollo, v. 7, p. 1-14, 2017. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/atlante/2017/07/ensino-contabilidade.html. Acesso em: 12 abr. 2020.
SANTOS, Edicreia A.; CAMPOS, Giulio H. F.; SALLABERRY, Jonatas D.; SANTOS, Luís M. Experiências com o ensino remoto e os efeitos no interesse e na satisfação dos estudantes de Ciências Contábeis durante a pandemia da SARS-Cov-2. Revista Gestão Organizacional, v. 14, n. 1, p. 102-123, 2021. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/5712. Acesso em: 29 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5712.
SANTOS JUNIOR, Veríssimo B.; MONTEIRO, Jean Carlos S. Educação e Covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 1-15, jan./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583. Acesso em: 22 maio 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0011.
SILVA, Judilma A. O.; RANGEL, Daniele A.; SOUZA Itamar A. Docência superior e ensino remoto: relatos de experiências numa instituição de ensino superior privada. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, e024717, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24717. Acesso em: 30 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24717.
VEENMAN, Simon. Perceived problems of beginning teachers. Review of educational research, v. 54, n. 2, p. 143-178, 1984. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/00346543054002143. Acesso em: 28 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543054002143.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jonatas Dutra Sallaberry, Edicreia Andrade dos Santos, Gabriel Cunha Bagatoli, Paola Christina Mas Lima, Bárbara Rocha Bittencourt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).