Entrevista com a professora Juliane Corrêa sobre a história do Giz

  • Juliane Corrêa Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Maria José Batista Pinto Flores Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. Pró-Reitoria de Graduação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Paulo Mariano Eulálio Campos Pró-Reitoria de Graduação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Palavras-chave: Docência. Ensino. Superior.

Resumo

A professora Juliane Corrêa, da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi quem esteve à frente da implementação do Giz na UFMG, desde seu estabelecimento em 2008. Vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, o Giz é uma Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, espaço no qual a professora Juliane atuou como diretora nos seis primeiros anos, construindo as condições materiais e pedagógicas de sua proposta no âmbito da UFMG. Posteriormente, tornou-se diretora da FaE (2014-2018). Considerando que no ano de 2018 o Giz completa 10 anos de experiência no cenário da UFMG e que a implementação desse espaço ins tucional se deu sob sua coordenação, a professora Juliane nos concedeu esta entrevista tratando dessa história.

Biografia do Autor

Juliane Corrêa, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filoso a de Belo Horizonte (1986), Mestrado em Educação pela UFMG (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora associada na FaE/UFMG.

Maria José Batista Pinto Flores, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. Pró-Reitoria de Graduação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Atua como professora adjunta da FaE/UFMG e como diretora do Giz. Doutora em Educação pela FaE/UFMG (2014) no Programa de doutorado La no-Americano: polí cas públicas e pro ssão docente.

Paulo Mariano Eulálio Campos, Pró-Reitoria de Graduação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui graduação em Psicologia e em Música pela UFMG, pós-graduação lato sensu em Filoso a e Mestrado em Educação pela FaE/UFMG. Atua no Giz.

Publicado
2018-12-10
Seção
Entrevistas