Portfólio acadêmico

um método de reflexão acerca da prática médica em um momento pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.47944

Palavras-chave:

educação médica, medicina, pandemia, covid-19

Resumo

O Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS-UFBA) foi inaugurado em 2016, alicerçado em um Projeto Político Pedagógico com o intuito de formar médicos generalistas, humanistas, críticos e reflexivos. Nesse sentido, destaca-se o portfólio acadêmico como um instrumento avaliativo para o docente, uma vez que este possibilita a reflexão do discente no momento da sua construção. Este relato de experiência objetiva discorrer acerca do uso do portfólio on-line como ferramenta valiosa no processo de ensino-aprendizagem durante a graduação em Medicina no contexto da pandemia. Elaborou-se este relato de experiência a partir de seis registros de portfólios redigidos durante a seção prática do componente curricular intitulado Idosos: Aspectos Clínicos, Fisiopatológicos e Terapêuticos de Agravos Prevalentes. Nesse componente, foram conduzidas consultas clínicas com enfoque na saúde da pessoa idosa, bem como visitas domiciliares, nas quais se aplicou a Avaliação Geriátrica Ampla (AGA). Por se tratar de um semestre inserido no contexto pandêmico, devido à covid-19, a percepção de saúde foi bastante discutida, uma vez que os problemas não se restringiam aos aspectos físicos, mas também aos mentais, principalmente no tocante à população idosa, diante do cenário de transformação das relações interpessoais. Destarte, o médico, durante a formação acadêmica, tende a trabalhar intensamente o conhecimento teórico e prático, todavia, não é usual a inclusão do conhecimento biopsicossocial nessa proposta. Inobstante, com a pandemia da covid-19, essa necessidade agravou-se e, com o auxílio do portfólio acadêmico, foi possível refletir acerca do perfil profissional dos médicos que estamos construindo para o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Souza Medeiros, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Acadêmico do curso de graduação em Medicina do Instituto Multidisciplinar em Saúde, da Universidade Federal da Bahia (IMS-UFBA).

Narciso DiLorenzo Machado Dias, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Acadêmico do curso de graduação em Medicina do IMS-UFBA e escritor independente.

Danúsia Cardoso Lago, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Doutora em Educação Especial, pedagoga e professora do curso de graduação em Medicina do IMS-UFBA.

Joana Trengrouse Laignier de Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Doutoranda em Memória e Linguagem na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Saúde da Família, médica geriatra e professora do curso de graduação em Medicina do IMS-UFBA.

Fernanda Khouri Barreto, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Doutora em Ciências, biomédica e professora do curso de graduação em Medicina do IMS-UFBA.

Referências

ACAR, Oguz A.; TUNCDOGAN, Aybars. Using the inquiry-based learning approach to enhance student innovativeness: a conceptual model. Teaching In Higher Education, [S. I.], v. 24, n. 7, p. 895-909, 29 ago. 2018. Informa UK Limited. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/13562517.2018.1516636. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13562517.2018.1516636. Acesso em: 22 abr. 2024.

ANTIQUEIRA, Liliane Silva de; PEREIRA, Elaine Corrêa; MACHADO, Celiane Costa; GALIAZZI, Maria do Carmo. Portfólios como artefato das redes de formação de professores: análise de artigos acadêmicos. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 11, n. 27, p. 496-515, 2023. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.571. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/571. Acesso em: 22 abr. 2024.

BATISTA, Lara Miguel; CUNHA, Virginia Mara Próspero da. O uso das metodologias ativas para melhoria nas práticas de ensino e aprendizagem. Docent Discunt, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 60-67, 2021. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1369. Acesso em: 4 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p60-70. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1369. Acesso em: 26 ago. 2024.

BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso: 26 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 6 jun. 2014. Seção 1, p. 8-11. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pnsp/legislacao/resolucoes/rces003_14.pdf/view. Acesso em: 25 ago. 2023.

BRASIL, Ministério Da Fazenda. Portaria n.º 934, de 2 de dezembro de 2015. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2 dez. 2015a. Seção 1, p. 12. Disponível em: https://ims.ufba.br/sites/ims.ufba.br/files/imagens/Portaria-Mec-n%C2%BA-934-de-2-de-dezembro-de-2015-Autoriza%C3%A7%C3%A3o-de-Curso-MEDICINA-CAT.pdf. Acesso em: 4 ago. 2023.

BRASIL, Ministério Da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Programa mais médicos — dois anos: mais saúde para os brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde; 2015b. Disponível em: http://maismedicos.gov.br/images/PDF/Livro_2_Anos_Mais_Medicos_Ministerio_da_Saude_2015.pdf. Acesso em: 4 ago. 2023.

BRASIL, Ministério Da Educação. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 17 mar. 2020, Seção 1, p. 39. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/03/2020&jornal=515&pagina=39&totalArquivos=125. Acesso em: 25 ago. 2023.

CERVANTES, Mario. Higher Education Institutions in the Knowledge Triangle. Foresight And Sti Governance, Moscow, v. 11, n. 2, p. 27-42, 29 jun. 2017. National Research University, Higher School of Economics (HSE). DOI: https://doi.org/10.17323/2500-2597.2017.2.27.42. Disponível em: https://foresight-journal.hse.ru/en/2017-11-2/207098649.html. Acesso em: 22 abr. 2024.

FREITAS, Elizabete Viana de. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

MARTINS, Guilherme; GOMES, Carlos; BROCARDO, Joana; PEDROSO, José; CARRILLO, José; SILVA, Luísa; RODRIGUES, Sônia. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Repositório Aberto da Universidade Do Porto, Portugal, 2018. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf. Acesso em: 22 abr. 2024.

MEDEIROS, Marlene; DANTAS, Aline Soares; TRES, Guilherme Smaniotto; RAMOS, Anatália Saraiva Martins; ASSUNÇÃO, Marcus Vinicius Dantas de. Self-Regulated learning with the use of portfolio: analysis of student perceptions. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 8, p. e311985483, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5483. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5483. Acesso em: 22 abr. 2024.

OLIVEIRA, Vinícius Vital de; OLIVEIRA, Lisiane Vital de; ROCHA, Michele Ribeiro; LEITE, Isadora Andrade; LISBOA, Rhosana Soriano; ANDRADE, Kelly Cristina Lira de. Impactos do isolamento social na saúde mental de idosos durante a pandemia pela covid-19 / Impacts of social isolation on the mental health of the elderly during the pandemic by covid-19. Brazilian Journal of Health Review, Paraná, v. 4, n. 1, p. 3718-3727, 26 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-294. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/25339. Acesso em: 25 ago. 2023.

PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira; PARENTE, José Reginaldo Feijão; BRANDÃO, Israel Rocha; QUEIROZ, Ana Helena Bonfim. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Revisão Integrativa. Sanare, [S. I.], v. 15, n. 2, 25 jan. 2017. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049. Acesso em: 4 ago. 2023.

PEREIRA, H. Aprendizagem baseada na solução de problemas reais. Portal EduCAPES, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652667. Acesso em: 30 jul. 2024.

SALES, Shirlei Rezende; LEAL, Rafaela Esteves Godinho. Práticas pedagógicas inovadoras na formação docente: ciborguização do currículo do curso de pedagogia. Revista Internacional de Ensino Superior, [S. I.], v. 4, n. 1, p. 6-24, 2018. DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650710. Disponível em: https://doaj.org/article/a885af0d4a874c55bc89ad0792d5d7f8?frbrVersion=2. Acesso em: 22 abr. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Projeto Político Pedagógico — Curso de Graduação em Medicina. Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira. Vitória da Conquista, Bahia, 2015. Disponível em: https://www.ims.ufba.br/sites/ims.ufba.br/files/documentos/ppp_medicina_.pdf. Acesso em: 22 abr. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Sistema de Portfólio On-line do Instituto Multidisciplinar em Saúde. 2023. Disponível em: https://www.ims.ufba.br/. Acesso em: 24 mar. 2024.

Downloads

Publicado

27-08-2024

Como Citar

MEDEIROS, J. P. S.; DIAS, N. D. M.; LAGO, D. C.; SOUZA, J. T. L. de; BARRETO, F. K. Portfólio acadêmico: um método de reflexão acerca da prática médica em um momento pandêmico. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–15, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.47944. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/47944. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)