Portfólio acadêmico
um método de reflexão acerca da prática médica em um momento pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.47944Palavras-chave:
educação médica, medicina, pandemia, covid-19Resumo
O Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS-UFBA) foi inaugurado em 2016, alicerçado em um Projeto Político Pedagógico com o intuito de formar médicos generalistas, humanistas, críticos e reflexivos. Nesse sentido, destaca-se o portfólio acadêmico como um instrumento avaliativo para o docente, uma vez que este possibilita a reflexão do discente no momento da sua construção. Este relato de experiência objetiva discorrer acerca do uso do portfólio on-line como ferramenta valiosa no processo de ensino-aprendizagem durante a graduação em Medicina no contexto da pandemia. Elaborou-se este relato de experiência a partir de seis registros de portfólios redigidos durante a seção prática do componente curricular intitulado Idosos: Aspectos Clínicos, Fisiopatológicos e Terapêuticos de Agravos Prevalentes. Nesse componente, foram conduzidas consultas clínicas com enfoque na saúde da pessoa idosa, bem como visitas domiciliares, nas quais se aplicou a Avaliação Geriátrica Ampla (AGA). Por se tratar de um semestre inserido no contexto pandêmico, devido à covid-19, a percepção de saúde foi bastante discutida, uma vez que os problemas não se restringiam aos aspectos físicos, mas também aos mentais, principalmente no tocante à população idosa, diante do cenário de transformação das relações interpessoais. Destarte, o médico, durante a formação acadêmica, tende a trabalhar intensamente o conhecimento teórico e prático, todavia, não é usual a inclusão do conhecimento biopsicossocial nessa proposta. Inobstante, com a pandemia da covid-19, essa necessidade agravou-se e, com o auxílio do portfólio acadêmico, foi possível refletir acerca do perfil profissional dos médicos que estamos construindo para o futuro.
Downloads
Referências
ACAR, Oguz A.; TUNCDOGAN, Aybars. Using the inquiry-based learning approach to enhance student innovativeness: a conceptual model. Teaching In Higher Education, [S. I.], v. 24, n. 7, p. 895-909, 29 ago. 2018. Informa UK Limited. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/13562517.2018.1516636. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13562517.2018.1516636. Acesso em: 22 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/13562517.2018.1516636
ANTIQUEIRA, Liliane Silva de; PEREIRA, Elaine Corrêa; MACHADO, Celiane Costa; GALIAZZI, Maria do Carmo. Portfólios como artefato das redes de formação de professores: análise de artigos acadêmicos. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 11, n. 27, p. 496-515, 2023. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.571. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/571. Acesso em: 22 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.571
BATISTA, Lara Miguel; CUNHA, Virginia Mara Próspero da. O uso das metodologias ativas para melhoria nas práticas de ensino e aprendizagem. Docent Discunt, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 60-67, 2021. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1369. Acesso em: 4 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p60-70. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1369. Acesso em: 26 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p60-70
BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso: 26 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 6 jun. 2014. Seção 1, p. 8-11. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pnsp/legislacao/resolucoes/rces003_14.pdf/view. Acesso em: 25 ago. 2023.
BRASIL, Ministério Da Fazenda. Portaria n.º 934, de 2 de dezembro de 2015. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2 dez. 2015a. Seção 1, p. 12. Disponível em: https://ims.ufba.br/sites/ims.ufba.br/files/imagens/Portaria-Mec-n%C2%BA-934-de-2-de-dezembro-de-2015-Autoriza%C3%A7%C3%A3o-de-Curso-MEDICINA-CAT.pdf. Acesso em: 4 ago. 2023.
BRASIL, Ministério Da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Programa mais médicos — dois anos: mais saúde para os brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde; 2015b. Disponível em: http://maismedicos.gov.br/images/PDF/Livro_2_Anos_Mais_Medicos_Ministerio_da_Saude_2015.pdf. Acesso em: 4 ago. 2023.
BRASIL, Ministério Da Educação. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 17 mar. 2020, Seção 1, p. 39. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/03/2020&jornal=515&pagina=39&totalArquivos=125. Acesso em: 25 ago. 2023.
CERVANTES, Mario. Higher Education Institutions in the Knowledge Triangle. Foresight And Sti Governance, Moscow, v. 11, n. 2, p. 27-42, 29 jun. 2017. National Research University, Higher School of Economics (HSE). DOI: https://doi.org/10.17323/2500-2597.2017.2.27.42. Disponível em: https://foresight-journal.hse.ru/en/2017-11-2/207098649.html. Acesso em: 22 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.17323/2500-2597.2017.2.27.42
FREITAS, Elizabete Viana de. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
MARTINS, Guilherme; GOMES, Carlos; BROCARDO, Joana; PEDROSO, José; CARRILLO, José; SILVA, Luísa; RODRIGUES, Sônia. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Repositório Aberto da Universidade Do Porto, Portugal, 2018. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf. Acesso em: 22 abr. 2024.
MEDEIROS, Marlene; DANTAS, Aline Soares; TRES, Guilherme Smaniotto; RAMOS, Anatália Saraiva Martins; ASSUNÇÃO, Marcus Vinicius Dantas de. Self-Regulated learning with the use of portfolio: analysis of student perceptions. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 8, p. e311985483, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5483. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5483. Acesso em: 22 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5483
OLIVEIRA, Vinícius Vital de; OLIVEIRA, Lisiane Vital de; ROCHA, Michele Ribeiro; LEITE, Isadora Andrade; LISBOA, Rhosana Soriano; ANDRADE, Kelly Cristina Lira de. Impactos do isolamento social na saúde mental de idosos durante a pandemia pela covid-19 / Impacts of social isolation on the mental health of the elderly during the pandemic by covid-19. Brazilian Journal of Health Review, Paraná, v. 4, n. 1, p. 3718-3727, 26 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-294. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/25339. Acesso em: 25 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-294
PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira; PARENTE, José Reginaldo Feijão; BRANDÃO, Israel Rocha; QUEIROZ, Ana Helena Bonfim. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Revisão Integrativa. Sanare, [S. I.], v. 15, n. 2, 25 jan. 2017. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049. Acesso em: 4 ago. 2023.
PEREIRA, H. Aprendizagem baseada na solução de problemas reais. Portal EduCAPES, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652667. Acesso em: 30 jul. 2024.
SALES, Shirlei Rezende; LEAL, Rafaela Esteves Godinho. Práticas pedagógicas inovadoras na formação docente: ciborguização do currículo do curso de pedagogia. Revista Internacional de Ensino Superior, [S. I.], v. 4, n. 1, p. 6-24, 2018. DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650710. Disponível em: https://doaj.org/article/a885af0d4a874c55bc89ad0792d5d7f8?frbrVersion=2. Acesso em: 22 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650710
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Projeto Político Pedagógico — Curso de Graduação em Medicina. Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira. Vitória da Conquista, Bahia, 2015. Disponível em: https://www.ims.ufba.br/sites/ims.ufba.br/files/documentos/ppp_medicina_.pdf. Acesso em: 22 abr. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Sistema de Portfólio On-line do Instituto Multidisciplinar em Saúde. 2023. Disponível em: https://www.ims.ufba.br/. Acesso em: 24 mar. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Pedro Souza Medeiros, Narciso DiLorenzo Machado Dias, Danúsia Cardoso Lago, Joana Trengrouse Laignier de Souza, Fernanda Khouri Barreto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).