Portfólio acadêmico

um método de reflexão acerca da prática médica em um momento pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.47944

Palavras-chave:

educação médica, medicina, pandemia, covid-19

Resumo

O Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS-UFBA) foi inaugurado em 2016, alicerçado em um Projeto Político Pedagógico com o intuito de formar médicos generalistas, humanistas, críticos e reflexivos. Nesse sentido, destaca-se o portfólio acadêmico como um instrumento avaliativo para o docente, uma vez que este possibilita a reflexão do discente no momento da sua construção. Este relato de experiência objetiva discorrer acerca do uso do portfólio on-line como ferramenta valiosa no processo de ensino-aprendizagem durante a graduação em Medicina no contexto da pandemia. Elaborou-se este relato de experiência a partir de seis registros de portfólios redigidos durante a seção prática do componente curricular intitulado Idosos: Aspectos Clínicos, Fisiopatológicos e Terapêuticos de Agravos Prevalentes. Nesse componente, foram conduzidas consultas clínicas com enfoque na saúde da pessoa idosa, bem como visitas domiciliares, nas quais se aplicou a Avaliação Geriátrica Ampla (AGA). Por se tratar de um semestre inserido no contexto pandêmico, devido à covid-19, a percepção de saúde foi bastante discutida, uma vez que os problemas não se restringiam aos aspectos físicos, mas também aos mentais, principalmente no tocante à população idosa, diante do cenário de transformação das relações interpessoais. Destarte, o médico, durante a formação acadêmica, tende a trabalhar intensamente o conhecimento teórico e prático, todavia, não é usual a inclusão do conhecimento biopsicossocial nessa proposta. Inobstante, com a pandemia da covid-19, essa necessidade agravou-se e, com o auxílio do portfólio acadêmico, foi possível refletir acerca do perfil profissional dos médicos que estamos construindo para o futuro.

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Biografia do Autor

João Pedro Souza Medeiros, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Acadêmico do curso de graduação em Medicina do Instituto Multidisciplinar em Saúde, da Universidade Federal da Bahia (IMS-UFBA).

Narciso DiLorenzo Machado Dias, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Acadêmico do curso de graduação em Medicina do IMS-UFBA e escritor independente.

Danúsia Cardoso Lago, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Doutora em Educação Especial, pedagoga e professora do curso de graduação em Medicina do IMS-UFBA.

Joana Trengrouse Laignier de Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Doutoranda em Memória e Linguagem na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Saúde da Família, médica geriatra e professora do curso de graduação em Medicina do IMS-UFBA.

Fernanda Khouri Barreto, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Doutora em Ciências, biomédica e professora do curso de graduação em Medicina do IMS-UFBA.

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Publicado

27-08-2024

Como Citar

MEDEIROS, J. P. S.; DIAS, N. D. M.; LAGO, D. C.; SOUZA, J. T. L. de; BARRETO, F. K. Portfólio acadêmico: um método de reflexão acerca da prática médica em um momento pandêmico. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–15, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.47944. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/47944. Acesso em: 19 out. 2024.

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