Relato de experiência

ensino e busca por evidências científicas de qualidade – edificando uma formação médica

Autores

  • Quézia Estéfani Silva Guimarães Universidade Federal da Bahia (UFBA) Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista, Ba, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9385-2629
  • Mariana Novaes Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA) Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista, Ba, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4125-3712
  • Camilo Santana Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA) Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista, Ba, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2919-0149
  • Fernanda Khouri Barreto Universidade Federal da Bahia (UFBA) Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista, Ba, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0088-9036

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.29456

Palavras-chave:

Medicina baseada em evidências, Disseminação de informação, Formação médica

Resumo

Há séculos, a medicina vem se desenvolvendo, deixando de ser empírica e tornando-se cada vez mais científica. Nesse contexto, a Medicina Baseada em Evidências (MBE) surge para dar sustentação e comprovação para os atos e procedimentos médicos, haja vista a infinidade de informações, nem sempre confiáveis, existentes no contexto do cuidado à saúde. O objetivo deste trabalho foi relatar as percepções de três acadêmicos de Medicina da Universidade Federal da Bahia – Instituto Multidisciplinar em Saúde, sobre a importância da abordagem da MBE durante a graduação, fundamentando uma formação médica de qualidade. O presente relato baseou-se nas experiências da disciplina Atualidades em Biologia, que consolidou a importância da MBE no contexto médico. Partindo disso, constatou-se que a introdução da MBE na graduação é indispensável para a formação de um profissional familiarizado com informações confiáveis, favorecendo o pensamento crítico na trajetória acadêmica e profissional.

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Biografia do Autor

Quézia Estéfani Silva Guimarães, Universidade Federal da Bahia (UFBA) Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista, Ba, Brasil.

Discente do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia – Instituto Multidisciplinar em Saúde (UFBA-IMS). Membro da Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental da Universidade Federal da Bahia – Instituto Multidisciplinar em Saúde (UFBA-IMS).

Mariana Novaes Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA) Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista, Ba, Brasil.

Discente do curso de Medicina na Universidade Federal da Bahia – Instituto Multidisciplinar em Saúde (UFBA-IMS).

Camilo Santana Silva , Universidade Federal da Bahia (UFBA) Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista, Ba, Brasil.

Discente do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia – Instituto Multidisciplinar em Saúde (UFBA-IMS). Membro e Presidente da Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), membro da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Fernanda Khouri Barreto, Universidade Federal da Bahia (UFBA) Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista, Ba, Brasil.

Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia – Instituto Multidisciplinar em Saúde (UFBA-IMS). Mestre e Doutora em Ciências pelo curso de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (Fiocruz), com dois pós-doutorados concluídos em projetos que envolvem o estudo da patogênese e história evolutiva dos arbovírus e retrovírus.

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Publicado

2021-07-22

Como Citar

GUIMARÃES, Q. E. S.; SANTOS, M. N.; SILVA , C. S.; BARRETO, F. K. Relato de experiência: ensino e busca por evidências científicas de qualidade – edificando uma formação médica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–18, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.29456. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/29456. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos