Relato de experiência

ensino e busca por evidências científicas de qualidade – edificando uma formação médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.29456

Palavras-chave:

Medicina baseada em evidências, Disseminação de informação, Formação médica

Resumo

Há séculos, a medicina vem se desenvolvendo, deixando de ser empírica e tornando-se cada vez mais científica. Nesse contexto, a Medicina Baseada em Evidências (MBE) surge para dar sustentação e comprovação para os atos e procedimentos médicos, haja vista a infinidade de informações, nem sempre confiáveis, existentes no contexto do cuidado à saúde. O objetivo deste trabalho foi relatar as percepções de três acadêmicos de Medicina da Universidade Federal da Bahia – Instituto Multidisciplinar em Saúde, sobre a importância da abordagem da MBE durante a graduação, fundamentando uma formação médica de qualidade. O presente relato baseou-se nas experiências da disciplina Atualidades em Biologia, que consolidou a importância da MBE no contexto médico. Partindo disso, constatou-se que a introdução da MBE na graduação é indispensável para a formação de um profissional familiarizado com informações confiáveis, favorecendo o pensamento crítico na trajetória acadêmica e profissional.

Biografia do Autor

  • Quézia Estéfani Silva Guimarães, Universidade Federal da Bahia (UFBA) Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista, Ba, Brasil.

    Discente do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia – Instituto Multidisciplinar em Saúde (UFBA-IMS). Membro da Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental da Universidade Federal da Bahia – Instituto Multidisciplinar em Saúde (UFBA-IMS).

  • Mariana Novaes Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA) Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista, Ba, Brasil.

    Discente do curso de Medicina na Universidade Federal da Bahia – Instituto Multidisciplinar em Saúde (UFBA-IMS).

  • Camilo Santana Silva , Universidade Federal da Bahia (UFBA) Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista, Ba, Brasil.

    Discente do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia – Instituto Multidisciplinar em Saúde (UFBA-IMS). Membro e Presidente da Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), membro da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

  • Fernanda Khouri Barreto, Universidade Federal da Bahia (UFBA) Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista, Ba, Brasil.

    Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia – Instituto Multidisciplinar em Saúde (UFBA-IMS). Mestre e Doutora em Ciências pelo curso de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (Fiocruz), com dois pós-doutorados concluídos em projetos que envolvem o estudo da patogênese e história evolutiva dos arbovírus e retrovírus.

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Publicado

22-07-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Relato de experiência: ensino e busca por evidências científicas de qualidade – edificando uma formação médica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–18, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.29456. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/29456. Acesso em: 19 dez. 2024.

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