Teacher training in the pandemic period

(im)possibilities of actions and host in the Geography course at UFT/Araguaína

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24711

Keywords:

Teacher training, Covid-19 pandemic, Information and communication technologies, Regional inequality, Northern Tocantins

Abstract

In the first semester of the academic year 2020, we saw the suspension of the Federal University of Tocantins graduation calendar due to the Covid-19 pandemic. In this context, this article aims to analyze the challenges, possibilities and difficulties of the Geography course (Araguaína Campus) in proposing training and welcoming actions for their students. For this, we collected information on the situation of students in the first months of social distance (utilizing Google forms) and their reports on the First Online Seminar of the Geography Course at UFT/Araguaína held on 08 and 09 June 2020. The results indicate the technological limitations of an unprecedented social context, culminating more in impossibilities than in possibilities of actions. The main challenge encountered was the fact that the majority of students do not have the necessary resources to monitor online activities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vanessa Lessio Diniz, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína, TO, Brasil.

Professora adjunta do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT/Araguaína). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, Currículo e Formação de professores, atuando principalmente nos temas: metodologia do ensino de Geografia, estudos culturais e identidade, estágio supervisionado e pedagogia crítica do lugar.

Roberto Antero da Silva , Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína, TO, Brasil.

Professor adjunto do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT/Araguaína). Possui graduação em Geografia pela Universidade do Tocantins, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Possui experiência de quinze anos como docente na educação básica. Desenvolve estudos e/ou pesquisas nos temas: cidade e urbanização, planejamento urbano e regional, desigualdades socioespaciais, ensino de Geografia e cidadania.

References

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. 2. reimpr. Campinas, SP: Papirus, 2013.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET. Internet, Desinformação e Democracia. Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020. 60 p. Disponível em: https://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/4/20200327181716/relatorio_internet_desinformacao_e_democracia.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

COVID-19: conte à UNESCO como você está lidando com o fechamento das escolas. UNIC Rio de Janeiro, 17 abr. 2020. Disponível em: https://unicrio.org.br/covid-19-conte-a-unesco-como-voce-esta-lidando-com-o-fechamento-das-escolas/. Acesso em: 15 jul. 2020.

HAESBAERT, Rogério. Reflexões geográficas em tempos de pandemia. Espaço e Economia – Revista Brasileira de Geografia Econômica, Rio de Janeiro, ano 9, n. 18, p. 1-5, 2020. DOI: https://doi.org/10.4000/espacoeconomia.11826.

LIMA, Débora Assumpção e. A origem da pandemia está no que se come. Boletim Lua Nova, 1 jun. 2020. Disponível em: https://boletimluanova.org/2020/06/01/a-origem-da-pandemia-esta-no-que-se-come/. Acesso em: 10 jun. 2020.

LYNCH, Kevin. A Imagem da Cidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch. Reflexões sobre a Geografia Escolar frente às questões de desigualdades, diversidade e exclusão. Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (UEG), Iporá, v. 7, n. 2, p. 14-27, jan./jul. 2018.

QUEIROZ, Antônia Márcia Duarte. Formação de professores de Geografia na Amazônia: TIC e Ensino no Norte do Tocantins. Revista Ciência Geográfica, Bauru, v. 24 n. 1, p. 375-402, jan./dez. 2020.

SANTANA FILHO, Manuel Martins de. Implicações das Políticas Educacionais recentes para os professores e formadores de professores de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 153-172, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.914.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O ensino superior público e particular e o território brasileiro. Brasília: ABMES, 2000.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

TERAMATSU, Gustavo. A Educação Superior no território brasileiro: aproximações a partir dos dados dos censos demográficos (1872-2010). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 7., 2014, Vitória. Anais [...]. Vitória: UFES, 2014.

TOSTES, Anjuli; MELO FILHO, Hugo. Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Bauru: Canal 6, 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Ata da 3ª Reunião Ordinária do Colegiado de Geografia, de 22 de abril de 2020. Araguaína: Colegiado de Geografia, 2020a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Ata da 3ª Reunião Ordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Geografia, de 22 de junho de 2020. Araguaína: Núcleo Docente Estruturante, 2020b.

VALENTE, Jonas. Covid-19: governo declara transmissão comunitária em todo o país. Agência Brasil, 20 mar. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/covid-19-governo-declara-transmissao-comunitaria-em-todo-o-pais. Acesso em: 15 jul. 2020.

Formação de professores no período pandêmico: (im)possibilidades de ações e acolhimento no curso de Geografia da UFT/Araguaína

Published

2020-12-13

How to Cite

DINIZ, V. L.; SILVA , R. A. da . Teacher training in the pandemic period: (im)possibilities of actions and host in the Geography course at UFT/Araguaína. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–18, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24711. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24711. Acesso em: 1 jul. 2024.

Issue

Section

Special section: teaching in higher education in pandemic times