A preceptoria em saúde em diferentes cenários de prática
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.13483Palavras-chave:
Educação Superior, Integração Docente-Assistencial, Preceptoria, Pesquisa qualitativaResumo
Buscou-se instigar pós-graduandos a refletir sobre o reconhecimento do ensino em cenários de prática por meio de intervenção pedagógica realizada durante uma disciplina de mestrado. A partir das experiências pregressas na graduação e daquelas em desenvolvimento como profissionais em cenários de prática no Sistema Único de Saúde, foram problematizadas as potências e fragilidades das condições institucionais, profissionais e pessoais para favorecer o ensino no ambiente de trabalho, considerando-se os três níveis de atenção à saúde. Simultaneamente, estudos da literatura orientaram a reflexão sobre a importância da articulação entre instituições formadoras e os serviços tendo as necessidades de saúde como orientadoras da atenção e do ensino e entre diferentes atores implicados no cotidiano assistencial. Foi valorizada a preceptoria como fator essencial para acolher, estruturar e desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Nesta disciplina, todos foram estimulados ao pensamento crítico e à capacidade de análise e decisão sobre a preceptoria e a pesquisa desenvolvida.
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