A preceptoria em saúde em diferentes cenários de prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.13483

Palavras-chave:

Educação Superior, Integração Docente-Assistencial, Preceptoria, Pesquisa qualitativa

Resumo

Buscou-se instigar pós-graduandos a refletir sobre o reconhecimento do ensino em cenários de prática por meio de intervenção pedagógica realizada durante uma disciplina de mestrado. A partir das experiências pregressas na graduação e daquelas em desenvolvimento como profissionais em cenários de prática no Sistema Único de Saúde, foram problematizadas as potências e fragilidades das condições institucionais, profissionais e pessoais para favorecer o ensino no ambiente de trabalho, considerando-se os três níveis de atenção à saúde. Simultaneamente, estudos da literatura orientaram a reflexão sobre a importância da articulação entre instituições formadoras e os serviços tendo as necessidades de saúde como orientadoras da atenção e do ensino e entre diferentes atores implicados no cotidiano assistencial. Foi valorizada a preceptoria como fator essencial para acolher, estruturar e desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Nesta disciplina, todos foram estimulados ao pensamento crítico e à capacidade de análise e decisão sobre a preceptoria e a pesquisa desenvolvida.

Biografia do Autor

  • Simone Rennó Junqueira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

    Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). É professora associada da Faculdade de Odontologia da USP, onde leciona para a graduação em Odontologia. Professora permanente do Mestrado Profissional. Formação Interdisciplinar em Saúde, da Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública e Escola de Enfermagem da USP.

  • Fatima Correa Oliver, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

    Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Docente de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Orientadora nos Programas de Pós-graduação: Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos; Formação Interdisciplinar em Saúde da Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública e Escola de Enfermagem da USP e TO e Processos de Inclusão Social da FMUSP.

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Publicado

25-03-2020

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Artigos

Como Citar

A preceptoria em saúde em diferentes cenários de prática. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–20, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.13483. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/13483. Acesso em: 22 dez. 2024.

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