Recursos educacionais digitais em Anatomia e Fisiologia Humanas em tempos de pandemia

Autores

  • Guilherme Matheus Langa Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0454-9546
  • Alexsandro Ferreira Guimarães Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7511-4334
  • Héllen Teixeira Vargas Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3348-7607
  • Marilene Porawski Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3680-5815
  • Lucila Ludmila Paula Gutierrez Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6189-144X

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24736

Palavras-chave:

Ensino a Distância Emergencial, Ensino superior de Fisiologia, Podcast, Pintura corporal

Resumo

A partir da necessidade do Ensino a Distância Emergencial em função da pandemia da COVID-19, buscaram-se alternativas de ferramentas que auxiliassem no processo de aprendizagem. Logo, o objetivo deste estudo foi relatar a experiência da construção de recursos digitais para as disciplinas de Fisiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Foram produzidos materiais em áudio em formato de podcast (chamado PIDcast de Fisiologia em alusão ao Projeto de Iniciação à Docência – PID) e material visual em formato de fotos e vídeos a partir da técnica de pintura corporal, que foram disponibilizados no site de Fisiologia. A participação dos monitores e dos alunos do PID foi essencial para o desenvolvimento e a diversificação dos materiais utilizados como recursos educacionais. Além disso, esse material pode ser adaptado a diferentes situações de aprendizagem de acordo com a realidade das disciplinas e as instituições de ensino.

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Biografia do Autor

Guilherme Matheus Langa, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Acadêmico de Medicina da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), pesquisador na área de Psiquiatria no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Bolsista de Extensão do Programa PET-Saúde Interprofissionalidade da UFCSPA.

Alexsandro Ferreira Guimarães, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2010). Atualmente é graduando do curso de Física Médica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Médica.

Héllen Teixeira Vargas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Técnica em eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sapucaia do Sul. Atualmente, cursa Farmácia na Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Marilene Porawski, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Lucila Ludmila Paula Gutierrez, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e em Bioquímica em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Mestre e doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002 e 2007). Professora Adjunta na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

LANGA, G. M. .; GUIMARÃES, A. F.; VARGAS, H. T.; PORAWSKI, M.; GUTIERREZ, L. L. P. Recursos educacionais digitais em Anatomia e Fisiologia Humanas em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–22, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24736. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24736. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia

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