Desafíos en tiempos de pandemia

reflexiones de la profesora Gabrielle Oliveira sobre educación y desigualdades

Autores/as

  • Gabrielle Oliveira Lynch School of Education and Human Development, Boston College, Massachusetts, EUA. https://orcid.org/0000-0001-9886-4146
  • Júlia Quintaneiro Mota Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1181-7764
  • Daniel Santos Braga Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ibirité, MG, Brasil; Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG, Brasil; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5075-4570

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.25682

Palabras clave:

Pandemia de Covid-19, Educación superior, Desigualdades educativas, Educación de inmigrantes

Resumen

Este texto consiste en una entrevista con la profesora Gabrielle Oliveira, de la Lynch School of Education of Boston College (Massachusetts/USA). Doctora en Antropología y Educación por Teachers College, Universidad de Columbia (Nueva York/EE.UU.), la entrevistada lleva a cabo investigaciones sobre inmigración y movilidad. Su experiencia incluye género, transnacionalismo y bilingüismo, centrándose en América Latina. La entrevista se realizó electrónicamente en junio de 2020, y trata de las repercusiones de la pandemia Covid-19 en los procesos educativos para los diferentes públicos a los que asisten la universidad en la que trabaja la entrevistada este año. La entrevista revela que la crisis de salud pública ha afectado de manera desigual a los estudiantes con los que trabaja la profesora. Sin embargo, los inmigrantes, los estudiantes extranjeros en movilidad académica y las personas de familias en situación de vulnerabilidad social fueron los que presentaron las mayores dificultades para adaptarse a modelos educativos alternativos durante el período de pandemia.

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Biografía del autor/a

Gabrielle Oliveira, Lynch School of Education and Human Development, Boston College, Massachusetts, EUA.

Professora assistente no Lynch School of Education and Human Development, no Boston College (Massachusetts/EUA). Possui bacharelado em Relações Internacionais pela Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo/BR). É mestre em Relações Internacionais pela Columbia University (Nova York/EUA) e doutora em Antropologia e Educação pela Teachers College, também na Columbia University. Seus estudos envolvem pesquisas sobre educação de imigrantes em todo o mundo com foco na primeira infância; maternidade transnacional e paternidade global e os impactos na educação e experiência escolar; gênero e educação: como a cultura e a identidade influenciam as experiências educacionais.

Júlia Quintaneiro Mota, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do Programa de Inovação e Metodologias de Ensino (PIME) na Diretoria de Inovações e Metodologias de Ensino, onde integra a equipe da Revista Docência do Ensino Superior; voluntária de iniciação científica na Faculdade de Educação (FAE/UFMG); monitora de Biologia no ensino médio. 

Daniel Santos Braga, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ibirité, MG, Brasil; Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG, Brasil; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Docente em cursos de formação de professores do Centro Universitário Newton Paiva e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Ibirité. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisa no campo de Políticas Públicas em Educação, é Mestre em Educação e Formação Humana, historiador e pedagogo. Atua como editor na Revista Docência no Ensino Superior, da UFMG, e na revista SCIAS Educação, Comunicação e Tecnologias, da UEMG.

Citas

CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação). Pesquisa sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus – Painel TIC COVID-19 – Edição 2. Disponível em: https://cetic.br/pt/tics/tic-covid-19/painel-covid-19/2-edicao/C8W/. Acesso em: 27 out. 2020.

CNTE/GESTRADO (GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE. GESTRADO/UFMG). Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. 2020. 24 p. (Relatório Técnico). Disponível em: https://www.cnte.org.br/images/stories/2020/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_julho2020.pdf. Acesso em: 26 out. 2020.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação. Brasília: IBGE, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101543.pdf. Acesso em: 27 out. 2020.

OMS (Organização Mundial da Saúde). WHO Coronavirus Disease (COVID-19) Dashboard. 2020. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 23 out. 2020.

Publicado

2020-10-30

Cómo citar

OLIVEIRA, G.; MOTA, J. Q.; BRAGA, D. S. Desafíos en tiempos de pandemia: reflexiones de la profesora Gabrielle Oliveira sobre educación y desigualdades. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–10, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.25682. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/25682. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Entrevistas

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