Contribuições do legado de Paulo Freire para a educação superior
reflexões da professora Nita Freire
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35047Palavras-chave:
Teoria do conhecimento, Paulo Freire, Ensino superior, AnalfabetismoResumo
Este texto é resultado de entrevista com a professora Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire) sobre a vida e a obra de Paulo Freire (1921-1997), em razão da comemoração de 100 anos do nascimento do autor. Focalizou-se o legado do pensamento freiriano para a educação brasileira, em geral, e para o ensino superior, de maneira específica. Efetuada por meio eletrônico em maio de 2021 – no contexto da pandemia da covid-19 –, a entrevista foi realizada com roteiro semiestruturado, previamente encaminhado à Nita Freire, que respondeu às questões e comentou-as. A partir desse diálogo, constata-se a amplitude da teoria do conhecimento de Paulo Freire, a qual se faz base para pensar em uma educação emancipatória e transformadora em diversos contextos, inclusive nas universidades.
Referências
BRASIL. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12612.htm. Acesso em: 21 jul. 2021.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: Uma história de vida. São Paulo: Paz & Terra, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 2014.
GREEN, Elliot D. What are the most-cited publications in the social sciences (according to Google Scholar)?. Impact of Social Sciences Blog, 2016. Disponível em: https://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2016/05/12/what-are-the-most-cited-publications-in-the-social-sciences-according-to-google-scholar/. Acesso em: 29 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Maria Araújo Freire, Daniel Santos Braga, Thainara Cristina de Castro Ariovaldo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).