Contribuições do legado de Paulo Freire para a educação superior

reflexões da professora Nita Freire

Autores

  • Ana Maria Araújo Freire Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0581-1809
  • Daniel Santos Braga Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG, Brasil; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ibirité, MG, Brasil; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5075-4570
  • Thainara Cristina de Castro Ariovaldo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1997-2611

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35047

Palavras-chave:

Teoria do conhecimento, Paulo Freire, Ensino superior, Analfabetismo

Resumo

Este texto é resultado de entrevista com a professora Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire) sobre a vida e a obra de Paulo Freire (1921-1997), em razão da comemoração de 100 anos do nascimento do autor. Focalizou-se o legado do pensamento freiriano para a educação brasileira, em geral, e para o ensino superior, de maneira específica. Efetuada por meio eletrônico em maio de 2021 – no contexto da pandemia da covid-19 –, a entrevista foi realizada com roteiro semiestruturado, previamente encaminhado à Nita Freire, que respondeu às questões e comentou-as. A partir desse diálogo, constata-se a amplitude da teoria do conhecimento de Paulo Freire, a qual se faz base para pensar em uma educação emancipatória e transformadora em diversos contextos, inclusive nas universidades.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Araújo Freire, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema, mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente se dedica a organizar, publicar e divulgar a obra de Paulo Freire, como sucessora legal do educador.

  • Daniel Santos Braga, Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG, Brasil; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ibirité, MG, Brasil; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Docente em cursos de formação de professores do Centro Universitário Newton Paiva e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Ibirité. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisa no campo de Políticas Públicas em Educação. Mestre em Educação e Formação Humana, historiador e pedagogo. Atua como editor na Revista Docência no Ensino Superior, da UFMG, e na revista SCIAS Educação, Comunicação e Tecnologias, da UEMG.

  • Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Pedagoga, mestra em Educação e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realiza pesquisas na linha de pesquisa Sociologia da Educação, com ênfase em desigualdades educacionais e sociologia da educação superior. Atualmente, é membro dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos do Ensino Superior (GEES) e Observatório Sociológico Família-escola (Osfe). Atua, ainda, como editora adjunta da Revista Docência do Ensino Superior.

Referências

BRASIL. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12612.htm. Acesso em: 21 jul. 2021.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: Uma história de vida. São Paulo: Paz & Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 2014.

GREEN, Elliot D. What are the most-cited publications in the social sciences (according to Google Scholar)?. Impact of Social Sciences Blog, 2016. Disponível em: https://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2016/05/12/what-are-the-most-cited-publications-in-the-social-sciences-according-to-google-scholar/. Acesso em: 29 jul. 2021.

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Publicado

19-08-2021

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

Contribuições do legado de Paulo Freire para a educação superior: reflexões da professora Nita Freire. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–11, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.35047. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35047. Acesso em: 18 dez. 2024.

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