Contribuições do legado de Paulo Freire para a educação superior
reflexões da professora Nita Freire
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35047Palavras-chave:
Teoria do conhecimento, Paulo Freire, Ensino superior, AnalfabetismoResumo
Este texto é resultado de entrevista com a professora Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire) sobre a vida e a obra de Paulo Freire (1921-1997), em razão da comemoração de 100 anos do nascimento do autor. Focalizou-se o legado do pensamento freiriano para a educação brasileira, em geral, e para o ensino superior, de maneira específica. Efetuada por meio eletrônico em maio de 2021 – no contexto da pandemia da covid-19 –, a entrevista foi realizada com roteiro semiestruturado, previamente encaminhado à Nita Freire, que respondeu às questões e comentou-as. A partir desse diálogo, constata-se a amplitude da teoria do conhecimento de Paulo Freire, a qual se faz base para pensar em uma educação emancipatória e transformadora em diversos contextos, inclusive nas universidades.
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Referências
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