Em defesa da ciência, da verdade e da vida

pelo direito de esperançar

Autores

  • Thainara Cristina de Castro Ariovaldo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1997-2611
  • Daniel Santos Braga Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ibirité, MG, Brasil; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5075-4570
  • Patrícia Nascimento Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2405-8536

Resumo

Editorial do volume 11 (2021), redigido pelos editores-chefe Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Daniel Santos Braga e Patrícia Nascimento Silva.

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Biografia do Autor

Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é membro do grupo de pesquisa Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE) e do Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES). Desde 2019 integra a comissão editorial da Revista Docência do Ensino Superior, exercendo a função de editora-chefe neste ano de 2021.

Daniel Santos Braga, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ibirité, MG, Brasil; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduado em História e em Pedagogia. É mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e doutorando, também em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente em cursos de formação de professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Ibirité). Editor da Revista SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia (UEMG). Desde 2019 integra a comissão editorial da Revista Docência do Ensino Superior, exercendo a função de editor-chefe neste ano de 2021.

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Bacharel em Sistemas de Informação pela PUC Minas; mestra em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC; doutora em Ciência da Informação pela UFMG. É Analista de Tecnologia, também na UFMG. É docente em cursos de graduação e de pós-graduação (presenciais e a distância), ministrando disciplinas na área de tecnologia e orientação em trabalho de conclusão de curso. Desde 2018 integra a comissão editorial da Revista Docência do Ensino Superior, exercendo a função de editora-chefe neste ano de 2021.

Referências

BRASIL. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12612.htm. Acesso em: 13 dez. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

RISTOFF, Dilvo. Democratização do campus – impacto dos programas de inclusão sobre o perfil da graduação. Cadernos do GEA, Rio de Janeiro, n. 9, jan./jun. 2016.

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Publicado

21-12-2021

Como Citar

ARIOVALDO, T. C. de C.; BRAGA, D. S.; SILVA, P. N. Em defesa da ciência, da verdade e da vida: pelo direito de esperançar. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/37524. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Editorial