Mapeo de la enseñanza de prácticas integrativas y complementarias en pregrados de Enfermería, Medicina y Odontología

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35437

Palabras clave:

prácticas integrativas y complementarias, educación superior, Enfermería, Medicina, Odontología

Resumen

El estudio analizó la oferta de asignaturas que abordan las Prácticas de Salud Integral y Complementaria en las graduaciones de Enfermería, Medicina y Odontología en las universidades públicas brasileñas. El mapeo se realizó a través de los datos disponibles en el sitio del Registro Nacional de Cursos e Instituciones de Educación Superior (Registro E-mec) y el posterior análisis de los documentos (Proyecto Político Pedagógico, matriz curricular y/o planes de estudio) disponibles en los sitios oficiales de las universidades. La concordancia de los datos se comprobó mediante la evaluación inter-jueces y se realizaron estadísticas descriptivas. Hubo un aumento de la oferta curricular sobre el tema, en relación con lo planteado en la literatura, por lo que sigue siendo poco expresivo en las universidades, dada la demanda de la población. La mayoría de los componentes curriculares se ofrecían en los cursos de Enfermería y Medicina de las universidades de las regiones Noreste y Sureste. Predominaron los componentes curriculares opcionales y sólo un pequeño número desarrolló actividades prácticas. Los temas de carácter generalista con una gran interfaz con la Salud Pública destacan en los planes de estudio.

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Biografía del autor/a

Erika Maria Sampaio Rocha, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto e em Saúde da Família pela Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia. Mestra e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia, Teixeira de Freitas, BA.

Ezequiel Batista do Nascimento, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Especialização em Neuropsicologia pelo Instituto Prominas - MG. Mestrado e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Carolina Alves Marques, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Bacharel interdisciplinar em Saúde e graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Pós-graduada (especialização) em Saúde Coletiva pela UFSB. Membro do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde: Interdisciplinaridade, no eixo Ações Interprofissionais de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Atenção Básica (PET-PICS).

Larissa Ferreira Passos, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Bacharel interdisciplinar em Saúde e graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho: PET-Saúde/GraduaSUS e PET-Saúde/Interprofissionalidade, UFSB. Diretora de ensino e fundadora da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade, UFSB.

Lucas Alves Noronha Barreto, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Bacharel interdisciplinar em Saúde e graduando em Medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Membro do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade, no eixo Ações Interprofissionais de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Atenção Básica (PET-PICS).

Reinan do Carmo Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Bacharel interdisciplinar em Saúde e graduando em Medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire. Atua no Programa de Educação pelo Trabalho para a saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade), no eixo Ações Interprofissionais de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Atenção Básica.

Thaynara Ferreira de Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Bacharel interdisciplinar em Saúde e graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Membro do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET-Saúde/Interdisciplinaridade), no eixo Ações Interprofissionais de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Atenção Básica (PET-PICS).

Yago Soares Fonseca, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Bacharel interdisciplinar em Saúde e graduando em Medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Membro do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) e do grupo temático de Práticas Integrativas e Complementares pela UFSB.

Citas

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Publicado

2022-05-04

Cómo citar

ROCHA, E. M. S.; NASCIMENTO, E. B. do; MARQUES, C. A.; PASSOS, L. F.; BARRETO, L. A. N.; SOUZA, R. do C.; SOUZA, T. F. de; FONSECA, Y. S. Mapeo de la enseñanza de prácticas integrativas y complementarias en pregrados de Enfermería, Medicina y Odontología. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–21, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.35437. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35437. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos

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