Mapeamento do ensino de práticas integrativas e complementares nas graduações de Enfermagem, Medicina e Odontologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35437

Palavras-chave:

práticas integrativas e complementares, ensino superior, Enfermagem, Medicina, Odontologia

Resumo

O estudo analisou a oferta de disciplinas abordando as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde nas graduações em Enfermagem, Medicina e Odontologia de universidades públicas brasileiras. O mapeamento foi realizado a partir de dados disponibilizados no site do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Ensino Superior (Cadastro e-MEC) e por posterior análise de documentos (projeto político-pedagógico, matriz curricular e/ou ementário), disponibilizados nos sites oficiais das universidades. A concordância dos dados foi testada pela avaliação inter-juízes e pela realização de estatística descritiva. Em relação ao apontado na literatura, houve um aumento na oferta curricular sobre o tema, porém, esse tópico continua pouco expressivo nas universidades, face à demanda da população. A maioria dos componentes curriculares foram ofertados nos cursos de Enfermagem e Medicina de universidades públicas das regiões Nordeste e Sudeste. Predominaram componentes curriculares optativos e apenas um pequeno número destes desenvolveu atividades práticas. Destacam-se, nos ementários, temas de caráter generalista, com grande interface com a Saúde Coletiva.

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Biografia do Autor

Erika Maria Sampaio Rocha, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto e em Saúde da Família pela Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia. Mestra e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia, Teixeira de Freitas, BA.

Ezequiel Batista do Nascimento, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Especialização em Neuropsicologia pelo Instituto Prominas - MG. Mestrado e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Carolina Alves Marques, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Bacharel interdisciplinar em Saúde e graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Pós-graduada (especialização) em Saúde Coletiva pela UFSB. Membro do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde: Interdisciplinaridade, no eixo Ações Interprofissionais de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Atenção Básica (PET-PICS).

Larissa Ferreira Passos, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Bacharel interdisciplinar em Saúde e graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho: PET-Saúde/GraduaSUS e PET-Saúde/Interprofissionalidade, UFSB. Diretora de ensino e fundadora da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade, UFSB.

Lucas Alves Noronha Barreto, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Bacharel interdisciplinar em Saúde e graduando em Medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Membro do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade, no eixo Ações Interprofissionais de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Atenção Básica (PET-PICS).

Reinan do Carmo Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Bacharel interdisciplinar em Saúde e graduando em Medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire. Atua no Programa de Educação pelo Trabalho para a saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade), no eixo Ações Interprofissionais de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Atenção Básica.

Thaynara Ferreira de Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Bacharel interdisciplinar em Saúde e graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Membro do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET-Saúde/Interdisciplinaridade), no eixo Ações Interprofissionais de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Atenção Básica (PET-PICS).

Yago Soares Fonseca, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Bacharel interdisciplinar em Saúde e graduando em Medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Membro do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) e do grupo temático de Práticas Integrativas e Complementares pela UFSB.

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Publicado

04-05-2022

Como Citar

ROCHA, E. M. S.; NASCIMENTO, E. B. do; MARQUES, C. A.; PASSOS, L. F.; BARRETO, L. A. N.; SOUZA, R. do C.; SOUZA, T. F. de; FONSECA, Y. S. Mapeamento do ensino de práticas integrativas e complementares nas graduações de Enfermagem, Medicina e Odontologia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–21, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.35437. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35437. Acesso em: 29 mar. 2024.

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