Contribuições de uma disciplina na promoção da autorregulação da aprendizagem de universitários egressos da rede pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39772

Palavras-chave:

aprendizagem, ensino superior, sucesso acadêmico, mediação da aprendizagem

Resumo

Autorregulação da aprendizagem é uma estratégia importante para a aprendizagem e o sucesso acadêmico. Este artigo descreve as decisões e mediações pedagógicas de uma disciplina que visa sua promoção e analisa suas contribuições para universitários oriundos da rede pública de ensino básico. A disciplina presencial, que conta com 15 encontros ao longo de um semestre, aborda o processo de autorregulação. É estruturada na aprendizagem colaborativa e utiliza narrativas, atividades reflexivas e de aplicação prática, com feedback personalizado. A análise do impacto da disciplina deu-se pelo acompanhamento de 192 estudantes, que voluntariamente responderam aos instrumentos de autorrelato no início e na conclusão do curso. Os universitários descreveram ampliação no conhecimento e no uso das estratégias de autorregulação após cursarem a disciplina. Impactos estatisticamente significantes foram constatados em estudantes que iniciavam o curso com níveis mais baixos de autorregulação. Discute-se o papel das mediações pedagógicas que facilitam a promoção da autorregulação da aprendizagem no ensino superior.

Biografia do Autor

  • Camila Alves Fior, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.

    Docente do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestra e doutora em Educação pela UNICAMP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Psicologia e Educação Superior (PES) da UNICAMP.

  • Marilda Aparecida Dantas Graciola, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.

    Psicóloga do setor de Orientação Educacional do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da UNICAMP. Mestra em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF) e doutora em Educação pela UNICAMP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Psicologia e Educação Superior (PES) da UNICAMP.

  • Adriane Martins Soares Pelissoni, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.

    Doutora em Psicologia Educacional e mestra na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores e Pedagoga pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Supervisora acadêmica e orientadora educacional do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Psicologia e Educação Superior (PES) da UNICAMP.

  • Soely Aparecida Jorge Polydoro, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.

    Docente do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação UNICAMP. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC), mestra em Psicologia Escolar pela PUCC e doutora em Educação pela UNICAMP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Psicologia e Educação Superior (PES) da UNICAMP.

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Publicado

30-12-2022

Edição

Seção

Seção especial: universidade e inclusão

Como Citar

Contribuições de uma disciplina na promoção da autorregulação da aprendizagem de universitários egressos da rede pública. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–21, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39772. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39772. Acesso em: 26 dez. 2024.