De dia aluno de noite professor
a condição de alunos de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2014.1984Palavras-chave:
Pós-graduação, Discentes, Docência do ensino superiorResumo
Este artigo aborda o resultado de uma investigação que tinha como objetivo analisar as relações e os significados estabelecidos pelos cursistas da Formação em Docência do Ensino Superior ao vivenciarem, simultaneamente, os ofícios discente e docente. As análises realizadas nessa investigação foram construídas a partir do material empírico selecionado das observações de algumas turmas do Curso de Formação em Docência do Ensino Superior e de dois questionários enviados por e-mail aos alunos que realizaram esse curso entre os anos de 2008 e 2013. Identificamos três significados atribuídos pelos sujeitos da investigação: a relevância atribuída à possibilidade de se colocarem no papel de aluno, a ampliação do olhar em relação às ferramentas pedagógicas e técnicas/estratégias de ensino, uma maior valorização do trabalho de seus próprios professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).