Sala de aula invertida no ensino remoto de Química Geral
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34550Palavras-chave:
Ensino remoto emergencial, Tecnologias digitais, Ensino de Química, Sala de aula invertidaResumo
Com a pandemia da covid-19 e a necessidade de implementação do ensino remoto, diversas estratégias têm sido elaboradas na tentativa de minimizar os danos acarretados ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento e a implementação de uma metodologia que mostrou resultados positivos na disciplina de Química Geral, ofertada, em modalidade remota, para ingressantes dos cursos de bacharelado em Química Tecnológica e licenciatura em Química, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e motivar os alunos para que estudem continuamente. São empregados recursos digitais em uma sequência, que coloca o aluno como protagonista, dando-lhe autonomia sem deixá-lo desassistido. Essa metodologia também pode ser aplicada no ensino presencial como ferramenta de ensino em metodologias ativas, e ser adaptada para diferentes disciplinas, com foco no despertar da curiosidade, do interesse em aprender e, consequentemente, da motivação dos discentes.
Downloads
Referências
ABEYSEKERA, Lakmal; DAWSON, Phillip. Motivation and cognitive load in the flipped classroom: definition, rationale and a call for research. Higher Education Research and Development, v. 34, p. 1-14, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07294360.2014.934336. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/07294360.2014.934336.
ALMEIDA, Maria Claudice Rocha. Práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais em período de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24827. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24827.
AUSUBEL, David Paul. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Flip Your Classroom: reach every student in every class every day. Washington, DC: International Society for Technology in Education, 2012.
CELESTINO, Marcelo Silva et al. As mídias sociais no contexto da educação superior. Informática na Educação:Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 210-228, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/91646. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.91646.
CUNHA, Aparecida Miranda; TUNES, Elizabeth; SILVA, Roberto Ribeiro da. Evasão do curso de Química da Universidade de Brasília: a interpretação do aluno evadido. Química Nova, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 262-280, 2001. Disponível em: http://www.sbq.org.br/publicacoes/quimicanova/qnol/2001/vol24n2/18.pdf. Acesso em: 13 ago. 2021.
DEWEY, John. Vida e educação. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n.1, p. 268-288, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404.
FREEMAN, Scott et al. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences, Washington, v. 111, n. 23, p. 8410-8415, 2014. Disponível em: https://www.pnas.org/content/111/23/8410. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.1319030111.
FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 403-418, abr./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/sk8JPtqzGPdVN4jyTXyB7wd/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2015.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2009.
JESUS, Filipe Augusto de. Em busca de soluções para evitar a evasão nos cursos de exatas da Universidade Federal de Sergipe: relatos de uma proposta da Química. Debates em Educação, Maceió, v. 7, n. 15, p. 34-55, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/974/1567. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2015v7n14p33.
LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no ensino de Química: teoria e prática na formação docente. Curitiba: Editora Appris, 2015.
LIMA, Érika Rossana Passos de Oliveira; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. A tecnologia e o ensino de Química: jogos digitais como interface metodológica. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
LIMA-JÚNIOR, Cláudio Gabriel et al. Sala de aula invertida no ensino de Química: planejamento, aplicação e avaliação no ensino médio. Revista Debates em Ensino de Química, Recife, v. 3, n. 2, p. 119-145, 2017. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/issue/view/178. Acesso em: 13 ago. 2021.
MARTIN, Maria da Graça Moraes Braga; MARTINS, Luiza Pires Ribeiro. A sala de aula invertida e a sua relação com a Teoria de Mediação de Vygotsky. In: IV COLBEDUCA – COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, v. 3, 2018, Braga e Paredes de Coura, Portugal. Anais [...] Braga e Paredes de Coura, Portugal, 2018, p. 1-9. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/11462. Acesso em: 13 ago. 2021.
MAZUR, Eric. Can we teach computers to teach?. Computers in Physics, v. 5, p. 31-38, 1991. Disponível em: https://aip.scitation.org/doi/pdf/10.1063/1.4822968. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1063/1.4822968.
MELO, Ana Danielle de Queiroz; SALDANHA, Sabrina Maria Cordeiro. A retenção dos alunos da Licenciatura em Química do IFCE, campus Quixadá: uma análise. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 13, n. 15, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/1980. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.46551/ees.e202005.
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2011.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; VALDEGIL, Daniel de Assis; SABINO, Raquel Nascimento. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de covid-19 no Brasil: estado da arte. Revista Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 2, e325271, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5271.
NOVAK, Gregor; GAVRIN, Andrew; CRISTIAN, Wolfgang; PATTERSON, Evelyn. Just-in-time teaching: blending active learning with technology. New Jersey: Prentice Hall, 1999.
OLIVEIRA, Claudinei Osorio de; ROSSI, Alexandre; ALVES, Evandro Roberto. Ensino híbrido aplicado na revisão de ácido base de Arrhenius no ensino médio. Chemical Education in point of view, Foz do Iguaçu, v. 4, n. 1, p. 97-114, 2020. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2383. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2383.
OLAKANMI, Eunice Eyitayo. The effects of a flipped classroom model of instruction on students’ performance and attitudes towards Chemistry. Journal of Science Education and Technology, v. 26, p. 127-137, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10956-016-9657-x. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10956-016-9657-x.
PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira; PARENTE, José Reginaldo Feijão; BRANDÃO, Israel Rocha; QUEIROZ, Ana Helena Bomfim. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral, v. 15, n. 2, p. 145-153, 2016. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049. Acesso em: 13 ago. 2021.
PALMEIRA, Robson Lima; RIBEIRO, Wagner Leite; SILVA, Andrezza Araújo Rodrigues da. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na educação superior. HOLOS, Natal, v. 5, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10810. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2020.10810.
RYAN, Michael D.; REID, Scott A. Impact of the flipped classroom on student performance and retention: a parallel controlled study in General Chemistry. Journal of Chemical Education, Washington, v. 93, n. 1, p. 13-23, 2016. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/acs.jchemed.5b00717. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.5b00717.
REID, Scott A. A flipped classroom redesign in General Chemistry. Chemistry Education Research and Practice, v. 17, n. 4, p. 914-922, 2016. Disponível em: https://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2016/rp/c6rp00129g. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1039/C6RP00129G.
SANDES, Rafael Donizete Dutra; AMBROSIO, Renato Canha; ANGELUCCI, Camilo Andrea. Integração numérica de leis de velocidade diferenciais com o uso do SCILAB. Química Nova, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 181-186, 2013. Disponível em: http://quimicanova.sbq.org.br/default.asp?ed=103. Acesso em: 13 ago. 2021.
SANTOS, Débora Silva. Tecnologias de informação e comunicação (TICs): uma abordagem no ensino remoto de Química e Nanotecnologia nas escolas em tempos de distanciamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, Salvador, v. 2, n. 7, p. 15-25, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/33855. Acesso em: 13 ago. 2021.
SEERY, Michael; DONNELLY, Roisin. The implementation of pre-lecture resources to reduce in-class cognitive load: a case study for higher education chemistry. British Journal of Educational Technology, v. 43, n. 4, p. 667-677, 2012. Disponível em: http://eprints.teachingandlearning.ie/3685/. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8535.2011.01237.x.
SILVA, Bruna Rafaela Ferreira da; SILVA NETO, Sebastião Luiz da; LEITE, Bruno Silva. Sala de aula invertida no ensino de Química Orgânica. Química Nova, São Paulo, v. 44, n. 4, p. 493-501, 2021. Disponível em: http://quimicanova.sbq.org.br/default.asp?ed=304. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170677.
SWELLER, John. Cognitive load during problem solving: effects on learning. Cognitive Science. v.12, n. 2, p. 257-285, 1988. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1207/s15516709cog1202_4. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1207/s15516709cog1202_4.
TREVELIN, Ana Teresa Colenci; PEREIRA, Marco Antonio Alves; OLIVEIRA NETO, José Dutra de. A utilização da “sala de aula invertida” em cursos superiores de tecnologia: comparação entre o modelo tradicional e o modelo invertido “flipped classroom” adaptado aos estilos de aprendizagem. Revista de Estilos de Aprendizagem, Madrid, v. 12, n. 11, p. 1-14, 2013. Disponível em: http://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/992. Acesso em: 13 ago. 2021.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WEAVER, Gabriela C.; STURTEVANT, Hannah G. Design, implementation and evaluation of a flipped format General Chemistry Course. Journal of Chemical Education, Washington, v. 92, n. 9, p. 1437-1448, 2015. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/acs.jchemed.5b00316?src=recsys. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.5b00316.
WIEMAN, Carl. PhET Interractive Simulations. University of Colorado Boulder. s/d. Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/chemistry. Acesso em: 10 jun. 2021.
YONEDA, Julliane Diniz; HUGUENIN, José Augusto Oliveira. Proposta de sequência didática para a disciplina de Química Geral explorando o uso de tecnologias digitais. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 60-77, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2519. Acesso em: 13 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2519.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Julliane D. Yoneda, José Augusto Oliveira Huguenin
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).