Construção e avaliação da modelagem de estruturação do programa de ações educativas para a Enfermagem

Autores

  • Angélica de Lima Izaguirres Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Porto Alegre, RS - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5527-5077
  • Caroline Barbosa da Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Curso de Bacharelado em Enfermagem. Porto Alegre, RS - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1527-2506
  • Ana Amélia Antunes Lima Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Porto Alegre, RS - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8328-6902
  • Adriana Aparecida Paz Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Porto Alegre, RS - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1932-2144

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2022.40704

Palavras-chave:

Enfermagem, Aprendizagem, Educação Continuada, Serviço Hospitalar de Educação, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde

Resumo

Objetivo: construir e avaliar a modelagem de estruturação do Programa de Ações Educativas para Enfermagem (PAEE). Método: estudo metodológico constituído por duas etapas. A primeira abrangeu a compreensão da modelagem Business Process Management Iniciative (BPMN) e agregou documentos e pesquisas institucionais para a primeira versão do modelo. A segunda etapa foi um grupo de trabalho realizado sob o método Joint Application Design (JAD) com 9 gestores das áreas assistenciais de Enfermagem de um hospital privado no Rio Grande do Sul. Para avaliação da modelagem, foram definidos 13 itens que foram avalizados por uma escala de Likert. A análise ocorreu pelo índice de consenso (IC>0,80) e comparação de médias e desvio padrão (p<0,05) da primeira e última avaliação da modelagem. Resultados: foram realizadas quatro sessões, com a participação de seis gestores na última sessão. Entre a primeira e última avaliação, na comparação de médias, destacou-se que: sequência é lógica (p=0,008), as etapas são claras (p=0,013), a linguagem é clara e coerente (p=0,008), a carga horária anual das ações educativas é adequada (p=0,002), o período trimestral para a avaliação observacional é suficiente (p=0,017) e avaliação de desempenho atende às etapas (p=0,018). A avaliação global dos 13 itens pelo IC demonstrou amadurecimento da modelagem (IC=0,41 para IC=0,94) sustentada pelo compartilhamento coletivo de ideias, sugestões e recomendações sobre a modelagem do PAEE. Conclusão: a construção e a avaliação da modelagem do PAEE com base em documentos, pesquisa e vivências por meio de um grupo de trabalho evidenciaram a valorização das ações educativas alinhadas aos processos de trabalho para a implementação na instituição.

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Arquivos adicionais

Publicado

28-12-2022

Como Citar

1.
Izaguirres A de L, Silva CB da, Lima AAA, Paz AA. Construção e avaliação da modelagem de estruturação do programa de ações educativas para a Enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 28º de dezembro de 2022 [citado 4º de fevereiro de 2023];26. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/40704

Edição

Seção

Pesquisa