O valor útil no ensino da enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5935/2316-9389.2011.v15.50379Palavras-chave:
Enfermagem, Educação, CulturaResumo
Este artigo é balizado na Teoria de Valor. A enfermagem possui um conjunto de valores do qual se nutre para elaborar uma escala. O objetivo com esta pesquisa foi compreender o valor útil no ato de educar do enfermeiro-docente e discuti-lo à luz dos pressupostos de Max Scheler. A metodologia é qualitativa, centrada no enfoque fenomenológico. Participaram do estudo sete enfermeiros docentes de três instituições de ensino superior de enfermagem, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O período de realização foi de agosto de 2007 a junho de 2008. Os dados foram obtidos por meio de entrevista e o valor útil emergiu no discurso do enfermeiro docente no ato de educar. Foi por meio do ato de educar que o enfermeiro apresentou o valor útil ao educando, ratificando-o como instituinte para a práxis assistencial da enfermagemDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
01-09-2011
Edição
Seção
Pesquisa
Licença
Copyright (c) 2011 Reme: Revista Mineira de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Como Citar
1.
O valor útil no ensino da enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2011 [citado 24º de dezembro de 2025];15(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50379


































