O valor útil no ensino da enfermagem

Autores

  • Gilberto de Lima Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem , Departamento de Enfermagem Básica; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery , Núcleo de Pesquisa em Educação, Saúde e Enfermagem
  • Ligia de Oliveira Viana Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery , Departamento de Metodologia, Brasil; UFRJ, Núcleo de Pesquisa em Educação, Saúde e Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v15i3.50379

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação, Cultura

Resumo

Este artigo é balizado na Teoria de Valor. A enfermagem possui um conjunto de valores do qual se nutre para elaborar uma escala. O objetivo com esta pesquisa foi compreender o valor útil no ato de educar do enfermeiro-docente e discuti-lo à luz dos pressupostos de Max Scheler. A metodologia é qualitativa, centrada no enfoque fenomenológico. Participaram do estudo sete enfermeiros docentes de três instituições de ensino superior de enfermagem, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O período de realização foi de agosto de 2007 a junho de 2008. Os dados foram obtidos por meio de entrevista e o valor útil emergiu no discurso do enfermeiro docente no ato de educar. Foi por meio do ato de educar que o enfermeiro apresentou o valor útil ao educando, ratificando-o como instituinte para a práxis assistencial da enfermagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-09-2011

Como Citar

1.
Guimarães G de L, Viana L de O. O valor útil no ensino da enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2011 [citado 7º de outubro de 2024];15(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50379

Edição

Seção

Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.