Utilização da simulação no ensino da enfermagem
revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20140036Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Simulação, EnfermagemResumo
Objetivo: conhecer como a simulação vem sendo utilizada no ensino de Enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura de publicações no período 2008-2012. Dos 1.837 estudos encontrados, 54 foram selecionados para análise. Resultado: os estudos estavam distribuídos em 31 periódicos; o ano de 2010 apresenta o maior número de publicações, a maioria nos Estados Unidos. Da análise emergiram três categorias: a simulação utiliza diferentes tipos de simuladores; a simulação é utilizada para desenvolver diferentes competências e a simulação clínica é mais do que o simples uso de um simulador. Discussão: diferentes tipos de simuladores são utilizados no ensino de Enfermagem, para o desenvolvimento de variadas competências. A simulação vai além do simples uso do simulador e envolve estratégia, técnica, processo e ferramenta. Conclusão: o uso da simulação no ensino de Enfermagem vem ganhando espaço como metodologia ativa de ensino que proporciona uma aprendizagem experiencial de forma segura.
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