Utilização da simulação no ensino da enfermagem

revisão integrativa

Autores

  • Saionara Nunes de Oliveira FlorianópolisSC, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
  • Marta Lenise do Prado FlorianópolisSC, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
  • Silvana Silveira Kempfer FlorianópolisSC, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20140036

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Simulação, Enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer como a simulação vem sendo utilizada no ensino de Enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura de publicações no período 2008-2012. Dos 1.837 estudos encontrados, 54 foram selecionados para análise. Resultado: os estudos estavam distribuídos em 31 periódicos; o ano de 2010 apresenta o maior número de publicações, a maioria nos Estados Unidos. Da análise emergiram três categorias: a simulação utiliza diferentes tipos de simuladores; a simulação é utilizada para desenvolver diferentes competências e a simulação clínica é mais do que o simples uso de um simulador. Discussão: diferentes tipos de simuladores são utilizados no ensino de Enfermagem, para o desenvolvimento de variadas competências. A simulação vai além do simples uso do simulador e envolve estratégia, técnica, processo e ferramenta. Conclusão: o uso da simulação no ensino de Enfermagem vem ganhando espaço como metodologia ativa de ensino que proporciona uma aprendizagem experiencial de forma segura.

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Publicado

01-06-2014

Edição

Seção

Revisão

Como Citar

1.
Utilização da simulação no ensino da enfermagem: revisão integrativa. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2014 [citado 22º de março de 2025];18(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50171

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