Movimento de mudança no modelo de ensino de enfermagem: um estudo de caso

Autores

  • Roseni Rosângela de Sena Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Fabíola Moura da Costa SMS Ribeirão das Neves
  • Kênia Lara Silva Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Valéria Nhome Meireles Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v5i1.50965

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem/Tendências, Ensino, Curriculo

Resumo

O trabalho analisa as transformações do modelo de ensino do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília/SP. Estudo descritivo de abordagem qualitativa, sustentado no materialismo histórico-dialético. Coletaram-se dados por questionário estruturado e análise documental da proposta pedagógica. Os resultados apontam o Projeto UNI como desencadeador das transformações das práticas pedagógicas, ocorrendo deslocamento dos cenários de ensino-aprendizagem e maior interação entre os serviços, a população e a Universidade. Conclui-se que o modelo de ensino incorpora o paradigma de produção social da saúde, metodologias ativas de ensino e adota novas estratégias de organização acadêmica.

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Publicado

01-12-2001

Como Citar

1.
Sena RR de, Costa FM da, Silva KL, Meireles VN. Movimento de mudança no modelo de ensino de enfermagem: um estudo de caso. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2001 [citado 10º de outubro de 2024];5(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50965

Edição

Seção

Pesquisa

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