Vida, pensamento e verdade em Rashomon de Kurosawa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2025.58514

Palavras-chave:

Efeito Rashomon, Verdade, Subjetividade, Hegel, Ética

Resumo

O artigo analisa o filme Rashomon de Akira Kurosawa, explorando a tríade vida, pensamento e verdade por meio do chamado "efeito Rashomon", em que múltiplos relatos subjetivos de um mesmo evento criminal se apresentam como inconciliáveis. O autor relaciona essa narrativa à filosofia hegeliana, destacando a dialética entre o espírito subjetivo (experiências vitais), o objetivo (julgamento institucional) e o absoluto (reflexão filosófica). Kurosawa demonstra como a verdade se oculta atrás de perspectivas egoístas e contradições, mas sugere que a ética e a ação redentora – personificadas no lenhador que adota uma criança abandonada – permitem recuperar a credibilidade humana. A análise enfatiza que a verdade não pode dissociar-se da bondade, seguindo a visão sistêmica de Hegel, em que filosofia, arte e ética convergem para superar a fragmentação da subjetividade. O filme também critica códigos de honra tradicionais e reflete o contexto pós-guerra japonês, simbolizado pela chuva e pela reconstrução moral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gonçal Mayos Solsona, Universitat de Barcelona

    Professor titular de Filosofia na Universitat de Barcelona, Catalunya, España. Coordenador do Doutorado em Cidadania, Direitos Humanos, Ética e Política (UB). Editor-chefe dos periódicos AstrolabioRevista internacional de filosofia e Las Nubes – Filosofía, Arte y Literatura. Diretor dos grupos de pesquisa Crise da Razão PráticaOpen-Phi (Rede Aberta para Pós-disciplinaridade e Macrofilosofia) e o Grupo Internacional de Pesquisa em 'Cultura, História e Estado' (GIRCHE). Presidente do Liceu Maragall de filosofia e consultor da UOC. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9017-6816. Contato: gmayos@uoc.edu.

Referências

BENEDICT, Ruth. El Crisantemo y la espada. Patrones de la cultura japonesa. Madrid: Alianza, 2003.

ERENS, Patricia. Akira Kurosawa. A guide to references and resources. Boston: G.K. Hall, 1979.

GALBRAITH, Stuart. The Emperor and the Wolf. The Lives and Films of Akira Kurosawa and Toshiro Mifune. Londres: Faber & Faber, 2002.

HEGEL, G. W. F. Grundlinien der Philosophie des Rechts oder Naturrecht und Staatswissenschaft im Grundrisse. Helmut Reichelt (ed.), Frankfurt/M: Ullstein Buch, 1972.

HEIDER, Karl G. The Rashomon Effect: When Etnographers Disagree. American Anthropologist, v. 90, n. 1, p. 73-81, March 1988. Disponible en: https://ccsuedd.yolasite.com/resources/Heider_Rashomon%20Effect.pdf. Acceso en: 03 abr. 2025.

HERDEGGER, Martin. De un diálogo del habla. In: HEIDEGGER, Martin. De camino al habla. Barcelona: Serbal, 1990, p. 95ss.

KUHN, Thomas S. La estructura de las revoluciones científicas. México: FCE, 1977.

KUROSAWA, Mitsuhiro Yoshimoto. Film Studies and Japanese Cinema. Durkam: Duke University Press, 2000.

MAYOS, Gonçal. El 'efecto Rashomon'. Análisis filosófico para el centenario de Akira Kurosawa. Convivium. Revista de Filosofía, Barcelona, Universitat Barcelona, n. 23, p. 209-233, 2010. Disponible en: https://raco.cat/index.php/Convivium/article/view/184479. Acceso en: 03 abr. 2025.

MAYOS, Gonçal. Fundamentación de la metafísica y gnoseología del sujeto en Descartes. Revista Pensamiento, Madrid, v. 53, n. 205, p. 3-31, 1997. Disponible en: http://www.ub.edu/histofilosofia/gmayos_old/PDF/fundamentacionmetaf.pdf. Acceso en: 03 abr. 2025.

MAYOS, Gonçal. Hegel. Dialéctica entre conflicto y razón. Barcelona: Linkgua, 2014.

MAYOS, Gonçal. Rashomon o la veritat múltiple. Cinema i experiències vitals incommensurables. In: Art i filosofia. Barcelona: La Busca, 2011, p. 195-234.

PRINCE, Stephen. The Warrior's Camera. Princeton: Princeton University Press, 1999.

RASHOMON. Dirección: Akira Kurosawa. Producción: Jingo Minoura. Japón: Daiei, 1950. versión en DVD de Rashomon de Akira Kurosawa en DeAPlaneta y Orient Express, Depósito Legal: B-17.756-2004, duración aprox. 90’, blanco y negro.

RICHIE, Donald; MELLEN, Joan. The Films of Akira Kurosawa. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1999.

SAPIR, Edward. El lenguaje. Introducción al estudio del habla. México: FCE, 1966.

WORF, Benjamin Lee. Lenguaje, pensamiento y realidade. Barcelona: Barral, 1971.

Publicado

07-04-2025

Como Citar

MAYOS SOLSONA, Gonçal. Vida, pensamento e verdade em Rashomon de Kurosawa. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 1–19, 2025. DOI: 10.35699/2525-8036.2025.58514. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e58514. Acesso em: 5 dez. 2025.