Vida, pensamento e verdade em Rashomon de Kurosawa
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2025.58514Palavras-chave:
Efeito Rashomon, Verdade, Subjetividade, Hegel, ÉticaResumo
O artigo analisa o filme Rashomon de Akira Kurosawa, explorando a tríade vida, pensamento e verdade por meio do chamado "efeito Rashomon", em que múltiplos relatos subjetivos de um mesmo evento criminal se apresentam como inconciliáveis. O autor relaciona essa narrativa à filosofia hegeliana, destacando a dialética entre o espírito subjetivo (experiências vitais), o objetivo (julgamento institucional) e o absoluto (reflexão filosófica). Kurosawa demonstra como a verdade se oculta atrás de perspectivas egoístas e contradições, mas sugere que a ética e a ação redentora – personificadas no lenhador que adota uma criança abandonada – permitem recuperar a credibilidade humana. A análise enfatiza que a verdade não pode dissociar-se da bondade, seguindo a visão sistêmica de Hegel, em que filosofia, arte e ética convergem para superar a fragmentação da subjetividade. O filme também critica códigos de honra tradicionais e reflete o contexto pós-guerra japonês, simbolizado pela chuva e pela reconstrução moral.
Downloads
Referências
BENEDICT, Ruth. El Crisantemo y la espada. Patrones de la cultura japonesa. Madrid: Alianza, 2003.
ERENS, Patricia. Akira Kurosawa. A guide to references and resources. Boston: G.K. Hall, 1979.
GALBRAITH, Stuart. The Emperor and the Wolf. The Lives and Films of Akira Kurosawa and Toshiro Mifune. Londres: Faber & Faber, 2002.
HEGEL, G. W. F. Grundlinien der Philosophie des Rechts oder Naturrecht und Staatswissenschaft im Grundrisse. Helmut Reichelt (ed.), Frankfurt/M: Ullstein Buch, 1972.
HEIDER, Karl G. The Rashomon Effect: When Etnographers Disagree. American Anthropologist, v. 90, n. 1, p. 73-81, March 1988. Disponible en: https://ccsuedd.yolasite.com/resources/Heider_Rashomon%20Effect.pdf. Acceso en: 03 abr. 2025.
HERDEGGER, Martin. De un diálogo del habla. In: HEIDEGGER, Martin. De camino al habla. Barcelona: Serbal, 1990, p. 95ss.
KUHN, Thomas S. La estructura de las revoluciones científicas. México: FCE, 1977.
KUROSAWA, Mitsuhiro Yoshimoto. Film Studies and Japanese Cinema. Durkam: Duke University Press, 2000.
MAYOS, Gonçal. El 'efecto Rashomon'. Análisis filosófico para el centenario de Akira Kurosawa. Convivium. Revista de Filosofía, Barcelona, Universitat Barcelona, n. 23, p. 209-233, 2010. Disponible en: https://raco.cat/index.php/Convivium/article/view/184479. Acceso en: 03 abr. 2025.
MAYOS, Gonçal. Fundamentación de la metafísica y gnoseología del sujeto en Descartes. Revista Pensamiento, Madrid, v. 53, n. 205, p. 3-31, 1997. Disponible en: http://www.ub.edu/histofilosofia/gmayos_old/PDF/fundamentacionmetaf.pdf. Acceso en: 03 abr. 2025.
MAYOS, Gonçal. Hegel. Dialéctica entre conflicto y razón. Barcelona: Linkgua, 2014.
MAYOS, Gonçal. Rashomon o la veritat múltiple. Cinema i experiències vitals incommensurables. In: Art i filosofia. Barcelona: La Busca, 2011, p. 195-234.
PRINCE, Stephen. The Warrior's Camera. Princeton: Princeton University Press, 1999.
RASHOMON. Dirección: Akira Kurosawa. Producción: Jingo Minoura. Japón: Daiei, 1950. versión en DVD de Rashomon de Akira Kurosawa en DeAPlaneta y Orient Express, Depósito Legal: B-17.756-2004, duración aprox. 90’, blanco y negro.
RICHIE, Donald; MELLEN, Joan. The Films of Akira Kurosawa. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1999.
SAPIR, Edward. El lenguaje. Introducción al estudio del habla. México: FCE, 1966.
WORF, Benjamin Lee. Lenguaje, pensamiento y realidade. Barcelona: Barral, 1971.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gonçal Mayos Solsona

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
