Sobre a Revista

Apresentação

A Revista da UFMG tem por objetivo abordar temáticas numa perspectiva transdisciplinar, abrangendo aspectos acadêmicos, sociais e culturais da contemporaneidade.  

Criada em 1929 com o nome de Revista da UFMG, funcionou periodicamente até 1969 em formato impresso. Após esse ano foi interrompida sua publicação por 43 anos. Ela foi relançada em 2012 com periodicidade semestral e passou em 2020 a ser uma das atividades do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, com periodicidade quadrimensal e em versão digital abrigada no Portal de Periódicos da UFMG. Em 2023 a Revista passou a funcionar em fluxo contínuo com seções estruturadas. Neste novo formato (fluxo contínuo), em cada volume anual há uma tema em destaque na seção Dossiê, que publica exclusivamente artigos científicos pertinentes a chamada temática. Há também seções acadêmicas, culturais e artísticas que apresentam gêneros textuais diversos e objetos digitais artísticos que refletem ou se somam às abordagens  presentes  no Dossiê temático. 

Sua classificação Qualis – CAPES (2017-2020):

        • A4 - Interdisciplinar.

ISSN eletrônico: 2965-6931

ISSN impresso: 2316-770X

Conheça as normas para publicação da Revista da UFMG. O escopo abrange contribuições que promovem o avanço do conhecimento em suas respectivas disciplinas, incentivando a pesquisa de qualidade e a disseminação do saber acadêmico. O foco é promover o conhecimento transdisciplinar, abrangendo aspectos acadêmicos, sociais e culturais da contemporaneidade. Veja as diretrizes para os autores

 

Notícias

Chamada Revista da UFMG Dossiê temático: “Enfrentando as crises da América Latina: tendências contemporâneas, experiências alternativas e abordagens emergentes”

2025-06-23

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais (IEAT/UFMG) e o Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latinoamericanos Avançados (CALAS) informam que estará aberta a chamada a contribuição para um Dossiê temático da Revista da UFMG intitulado “Enfrentando as crises da América Latina: tendências contemporâneas, experiências alternativas e abordagens emergentes.”

Saiba mais sobre Chamada Revista da UFMG Dossiê temático: “Enfrentando as crises da América Latina: tendências contemporâneas, experiências alternativas e abordagens emergentes”

Edição Atual

v. 32 n. Fluxo Contínuo (2025): Dossiê temático - Enfrentando as crises da América Latina: tendências contemporâneas, experiências alternativas e abordagens emergentes

O prazo para a submissão de artigos para o dossiê temático “Enfrentando as crises da América Latina: tendências contemporâneas, experiências alternativas e abordagens emergentes” da Revista da UFMG foi prorrogado para o dia 30 de setembro de 2025.
O dossiê se inspira nas experiências e debates promovidos ao longo dos seis anos do programa Cátedra CALAS-IEAT/UFMG, iniciativa do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT/UFMG) em parceria com o Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latinoamericanos Avançados (CALAS), de Guadalajara, no México.
O programa CALAS-IEAT/UFMG reuniu especialistas em estudos latino-americanos interessados em pesquisar experiências de crises na região e em explorar possíveis caminhos para sua superação. Os temas tratados incluíram paz e violência, desigualdade social, crises ambientais, a crise da democracia
em tempos de polarização e outras tensões de identidades em sociedades plurais.
A chamada busca reunir trabalhos que abordem desde temáticas diversas a questões que envolvem o modo como as crises provocam, tornam visíveis ou são sintomas de profundas mudanças sociais na região, mas também como a mudança social induzida pelas crises é percebida e refletida por diversos atores sociais em diferentes campos, desde a política, a economia, o território, a cultura , e os movimentos sociais na América Latina e Caribe.

Publicado: 2025-07-17

Apresentação

Artigos

  • Narrar e escutar as histórias das vidas dos territórios Construindo pontes diante da emergência climática

    Daniela Ramírez Camacho
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.35699/wpqkz975
  • Capitaloceno na prática O marco temporal e a disputa territorial no Brasil

    Larissa Lemos Dias, José de Arimatéia Dias Valadão, Ana Paula Silva dos Santos
    1-37
    DOI: https://doi.org/10.35699/x0jpsv49
  • O cuidado em crise e a Lei 15.069/24 no cenário Latinoamericano

    Beatriz Leal Maske
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.35699/ratg1k79
  • Controvérsias ontológicas sobre o marco temporal A tensão entre o pensamento dualista e relacional

    Larissa Lemos Dias, José de Arimatéia Dias Valadão, Ana Paula Silva dos Santos
    1-37
    DOI: https://doi.org/10.35699/bmfcd526
  • Patrimônio cultural em tempos de crise Memória, política e pandemia na América Latina

    Leonardo Barci Castriota
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.35699/sjpqry36

Cátedraticos IEAT/UFMG

  • De la dependencia al extractivismo América Latina en cuatro enfoques conceptuales centro-periferia

    Alfredo Falero
    1-54
    DOI: https://doi.org/10.35699/af9caj35
  • Vida o fim e o começo

    Ailton Krenak
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/xhq3jw74
  • A democracia como transformação decolonial e contra colonial possível no Brasil e na Colômbia a urgência da justiça reparadora

    Marlise Matos , Agustin Lao Montes
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.35699/bt32n816
  • La obediencia a la Gobernanza Criminal como amenaza para las Democracias de América Latina

    Roberto Briceño-León
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.35699/3nyqxz90
  • A maioridade da Democracia porque precisamos ativar continuamente as memórias sobre o 8 de janeiro? 

    Ana Paula Brito
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.35699/g1r7yw90
  • “Anthropos-ceno”/Conquistualoceno  Crisis de la humusidad de la Tierra. Reflexiones sobre violencia política y perturbación climática

    Horácio Machado Aráoz
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.35699/p0hh4g96
Ver Todas as Edições

A Revista da UFMG é uma publicação em fluxo contínuo da Universidade Federal de Minas Gerais e tem como objetivo principal abordar temáticas específicas, numa perspectiva interdisciplinar, podendo divulgar também resultados de pesquisas e de produções teóricas e artísticas diversas.