Vínculos entre movimentos, gesto e subjetividade:
contribuições sócio-antropológicas para pensar os treinamentos em artes cênicas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15586Palavras-chave:
Corporalidade, Formação em artes cênicas, AntropologiaResumo
Levando em conta minha experiência em pesquisa, apresentarei alguns problemas comuns que eu entendo passarem por pesquisas sobre ensaios e treinamentos e vou propor possíveis caminhos conceituais para sua abordagem. Em primeiro lugar, vou propor um quadro de análise para a descrição dos corpos em movimento. Segundo, levantarei o potencial analítico de considerar as condições de circulação das técnicas e práticas das quais esses espaços fazem parte. Por fim, discutirei a necessidade de considerar a legitimidade de um caminho de conhecimento que vai do corpo para as ideias.
Referências
ASCHIERI, Patricia (2012). “Entre Buda y Rodin: Traducciones culturales en los cuerpos de la Danza Butoh Argentina”. En Citro S. y Aschieri P.(comp.) Cuerpos en Movimiento. Perspectivas
interculturales sobre el movimiento y la danza. pp.235-289. Editorial Biblos.
_________ (2013). Subjetividad en movimiento. Reelaboraciones de la Danza Butoh en Argentina. Tesis Doctoral en Antropología– Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires.
_________ (2015). “La práctica improvisacional como modo de producción de conocimiento”. En enAschieri Patricia (Coord) Trayectorias liminales: Juegos e interpelaciones corporales en
movimiento. Homenaje a Elina Matoso. Ediuns UBA (en prensa)
_________(2017) “Entre carne y tinta: La figura del artista investigador como locus de lucha crítica” IV Jornadas de Performance-Investigación. Trans-Citando las fronteras del arte y la ciencia Fac. de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires.
CLASSEN, Constance. 1993 “Fundamentos de una antropología de los sentidos”. Revista
Internacional de Ciencias Sociales (RICS) UNESCO
BARBA, Eugenio (1992). La canoa de papel. Tratado de antropología teatral. México: Escenología.
BOURDIEU, Pierre. El sentido práctico. Madrid: Taurus, 1991.
CSORDAS, Thomas. (1993) Somatic Modes of Attention. Cultural Anthropology Nº 8 (2) (pp. 135-156).
GEERTZ, Clifford 1991. La interpretación de las culturas. México: Gedisa.
ISLAS, H. 1995. "Código abierto: la antigüedad grecolatina", pp. 185-193, En: Tecnologías
corporales: danza, cuerpo e historia. Serie Investigación y Documentación de las Artes. México D.F. Instituto Nacional de Bellas Artes
JACKSON, Michael. 1983. “Knowledge of the body”, en Man Nº18 (pp. 327- 345).
KAEPPLER, Adrienne (2003). “An introduction to Dance Aesthetics.”, en Yearbook for traditional Music Nº 35 (pp. 153-162).
KURATH, Gertrude. 1960. “Panorama of dance ethnology”, Current Anthropology, 1 (3) (pp. 233-254).
LABAN, Rudolph. (1958). El dominio del movimiento. Buenos Aires: Fundamentos.
LEWIS, Lowel. 1995. “Genre and Embodiment: From Brazilian Capoeira to the Ethnology of Human Movement”, en Cultural Anthropology 10 (2) (pp. 221- 243).
MAUSS, Marcel. 1979 [1936]. “Las técnicas del cuerpo” y “La noción de persona”, en:Sociología y Antropología, Madrid: Tecnos (pp. 309-336 y 337-356).
MERLEAU-PONTY, Maurice. (1970). Fenomenología de la percepción. Barcelona: Ed. Península.
PAVIS, Patrice. (1980). Diccionario de Teatro. Dramaturgia, Estética, Semiología. Ed. Alianza,
Buenos Aires.
__________(2000). El análisis de los espectáculos. Teatro, mimo, danza, cine. Buenos Aires: Paidos.
PRADIER, Jean. (1995). “Ritología de las emociones”, en Revista Conjunto Nº 101, La Habana Cuba.
SCHECHNER, Richard. (1994). “El interculturalismo y la elección de la cultura”, en Pavis Guy Rosa (comp.) Tendencias Interculturales y Práctica escénica. México: Gaceta.
TONELLA Guy. (2000) The Clinical Journal of the IIBA, Vol. 11, n°2, Fall 2000 « Le corps et l’analyse », Revue des Sociétés francophones d’analyse bioénergétique,Vol. 2, n° 1 –Printemps 2001
TURNER, Víctor. (1982). From Ritual to Theatre. The Seriousness of Human Play. New York:
Performing Arts Journal Press
TURNER, Victor y Edward M. BRUNER (eds). (1986). The Anthropology of Experience. Urbana and Chicago: University of Illinois Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Patricia Cristina Aschieri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.