A Licenciatura para Dança na Escola de Belas Artes da UFMG

Nem tudo são flores, mas já é possível construir um belo buquê

Autores

  • Arnaldo Leite de Alvarenga Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15597

Palavras-chave:

Dança, Formação de professores, Licenciatura

Resumo

Este ensaio propõe uma reflexão a partir do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Dança - Modalidade Licenciatura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Considerando que o dançar   e   o   ensinar   dança   constituem   conhecimentos   inerentes   à experiência de aprendizado no e pelo corpo, apresenta-se os caminhos que foram e estão sendo trilhados na proposição de formação superior em dança nessa instituição. Tal proposta abre-separa todo tipo de formação estilística prévia dos pretendentes, partindo de princípios de organização do movimento presente em todas as danças e estruturando-se sobre três eixos   centrais:   um   teórico,   outro   prático-teórico   e   outro   didático-pedagógico, somados a dois aprofundamentos artísticos pedagógicos.

Biografia do Autor

  • Arnaldo Leite de Alvarenga, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil

    Departamento de Artes Cênicas Linguisitca, Letras e Artes

Referências

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Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

A Licenciatura para Dança na Escola de Belas Artes da UFMG: Nem tudo são flores, mas já é possível construir um belo buquê. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, 2018. DOI: 10.35699/2238-2046.2018.15597. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15597. Acesso em: 19 dez. 2024.

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