O Look nos filmes Direito de Amar, Azul É A Cor Mais Quente e Moonlight: sob a luz do luar

Autores

  • Pedro Felipe Pinho Souza Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.15727

Palavras-chave:

Look, Correção de cor, Colorização digital

Resumo

Este artigo analisará a utilização da cor na produção e pós-produção cinematográfica.   Primeiro,   é   importante   investigar   a   nomeação   e classificação   dos   termos   utilizados   na   área   para   os   processos   de manipulação   da   cor   na   imagem.   Correção   de   cor,   color   grading, colorização digital,  look, correções primárias, correções secundárias são termos que serão conceituados e analisados. Posteriormente, o artigo irá focar exclusivamente no look. Através de um apanhado histórico, o artigo busca mostrar o desenvolvimento dos significados na cor na imagem. Três filmes  serão analisados para  demonstrar a  importância  da utilização criativa da cor na construção narrativa da obra cinematográfica.

Biografia do Autor

  • Pedro Felipe Pinho Souza, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil

    Doutorando em Artes Visuais - Instituto de Artes, Unicamp

Referências

BARROS, L. R. A cor inesperada: uma reflexão sobre os usos criativos da cor. Tese (Doutorado em Design e Arquitetura) - FAUUSP. Orientador: Silvio Melcer Dworecki, São Paulo, 2012.

BEACHLER, Hannah. Color Patterns: the production designer of Moonlight builds worlds thatbreathe with emotion. Film Comment (Film Society of Lincoln Center), v. 53, n. 1, p. 18-19, 2017. COLOUR IN STORYTELLING. Youtube, 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2016. COSTA, M. H. Cores & filmes: um estudo da cor no cinema. Curitiba, PR: CRV, 2011. COUCHOT, E. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. (S. Rey, Trans.) Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. DUBOIS, P. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004. FILHO, Otacílio Amaral; FERREIRA JÚNIOR, Sérgio do Espírito Santo; MACEDO, Tarcízio. O choque do real na narrativa cinematográfica Azul é a Cor Mais Quente: reflexões sobre a cultura estética. Sessões do Imaginário. v. 22, n.37, p. 20-29, 2017. GUIMARÃES, L. A cor como informação: a construção biofísica, lingüistica e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2001. HELMER, E.; JI, Q. Film Classification by Trailer Features. Stanford University, 2012. Disponível em: <http://cs229.stanford.edu/proj2012/HelmerJi-FilmClassificationByTrailerFeatures.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2018. HURKMAN, A. V. Color Correction Look Book: creative grading techniques for film and video.Berkeley, Califórnia: Peachpit Press, 2014. ______. Color Correction Handbook: Professional Techniques for Videos and Cinema. Berkeley, California, EUA: Peachpit Press, 2011. KALMUS, N. Color Consciousness. Journal of the Society of Motion Picture Engineers, p. 139-147, 1935. MOURA, E. Da Cor. Santa Catarina: iPhoto Editora, 2016. O'FALT, Chris. Moonlight' Glow: Creating the Bold Color and Contrast of Barry Jenkins’ Emotional Landscape. 2016. Disponível em: <https://www.indiewire.com/2016/10/moonlight-cinematography-color-barry-jenkins-james-laxton-alex-bickel-1201740402/>. Acesso em: 11 mar. 2017. PRINCE, S. The Emergence of Filmic Artifacts Cinema and Cinematography in the Digital Era. Film Quarterly, University of California, v. 57, n. 3, p. 24-33, Spring, 2004. ______. Digital Visual Effects in Cinema: The Seduction of Reality. New Jersey: Rutgers University Press, 2011.

SOUZA, Pedro F. P. O look no cinema digital. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – IA – Unicamp. Campinas, 2018. STOREY, Elliot. 'Moonlight' uses color, characters to create excellent, carefully crafted portrait. Nov. 2016. Disponível em: <https://tuftsdaily.com/arts/2016/11/14/moonlight-uses-color-characters-create-excellent-carefully-crafted-portrait/>. Acesso em: 3 nov. 2017. YUMIBE, J. Moving Color: Early Film, Mass Culture, Modernism. New Jersey: Rutgers University Press, 2012. THOMPSON, Kirsten Moana. Falling in (to) Color: Chromophilia and Tom Ford's A Single Man (2009). The Moving Image, University of Minnesota Press, v. 15, n.1, p. 62-84, 2015.

Downloads

Publicado

2019-05-17

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

O Look nos filmes Direito de Amar, Azul É A Cor Mais Quente e Moonlight: sob a luz do luar. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 123–152, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.15727. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15727. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

31-40 de 398

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.