Antirracismo no ambiente teatral

uma análise do espetáculo Le traitement de la nuit [O tratamento da noite] (2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.49421

Palavras-chave:

Racismo estrutural, Teatro, Antirracismo

Resumo

Este artigo analisa a peça teatral quebequense Le traitement de la nuit (2023) de Evelyne de la Chenelière, dirigida por Denis Marleau, sob a perspectiva do racismo, quando transportada para o contexto brasileiro. Apesar da ausência de críticas negativas, a transposição revela questões significativas de racismo estrutural. Utilizando conceitos de teóricos como Silvio de Almeida, Cida Bento, Sueli Carneiro e Charles Mills, o estudo demonstra como as cenas da peça podem ser associadas a situações semelhantes à escravização, especialmente no contexto das empregadas domésticas no Brasil. A pesquisa destaca como a encenação teatral, aparentemente inofensiva no contexto québécois, assume conotações raciais quando contextualizada no Brasil, evidenciando a necessidade de uma análise crítica e sensível das representações culturais em diferentes contextos.

Biografia do Autor

  • Tiago de Brito Cruvinel, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

    Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). É formado em Interpretação Teatral (2010) e licenciatura em Artes Cênicas (2015) pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou intercâmbio durante a primeira graduação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. É mestre (2013) e doutor (2017) em Artes pela UnB, com Pós-Doutorado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2019), sob supervisão da professora Mariana Lima Muniz, e Pós-Doutorado em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP (2020), sob supervisão da professora Maria Lúcia Pupo. Ganhador do prêmio de melhor Tese na área de Linguística, Letras e Artes junto ao Prêmio UnB Tese do ano de 2017. Autor do livro Criança em cena: Análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores (Editora CRV, 2015) e um dos organizadores dos livros Pedagogia das Artes Cênicas (Volume 1, 2, 3 e 4). Lecionou também na licenciatura em Teatro da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB). Foi vice-coordenador do grupo de trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE (2017-2018). É pesquisador associado do Groupe de Recherche sua l'Enseignement du Théâtre - GRET da Université du Québec à Montréal - (UQAM). Atualmente é colaborador do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) da UFMG.

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Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Antirracismo no ambiente teatral: uma análise do espetáculo Le traitement de la nuit [O tratamento da noite] (2023). PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 582–609, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.49421. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/49421. Acesso em: 24 jun. 2025.

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