Arte na internet hoje

reflexões críticas a partir de prática extensionista com estudantes de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53609

Palavras-chave:

Arte digital, Curricularização da Extensão, Internet arte, Plataforma Verter, Telemática

Resumo

Este artigo apresenta experiência no contexto universitário que integra ensino, pesquisa e extensão. Discute-se o impacto dos meios digitais no campo das artes visuais em relação à disciplina Laboratório de Arte e Telemática de graduação em Artes Visuais, que inclui carga horária extensionista. O objetivo é pensar a arte na internet na atualidade, posicionando o termo telemática em contexto de pós-internet, termo que aparece com a inevitabilidade da presença das tecnologias digitais e da conexão em nosso cotidiano. O processo de plataformização da rede e seu domínio pelas big tech produziu consequências críticas. Propomos pensar como é possível usar a rede para experimentação e circulação da arte digital, circulando também a produção de conhecimento dentro e fora da universidade.

Referências

BARTHES, Roland. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. Texto estabelecido, anotado e apresentado por Claude Coste. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BEIGUELMAN, G. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021. BOCHIO, Alessandra Lucia; POLIDORO, Marina Bortoluz. Processos híbridos e a influência das tecnologias digitais nas práticas artísticas. Porto Arte: Revista de Artes Visuais. Porto Alegre: PPAGV-UFRGS, jan-jun, 2019; V24; N. 40 e-88069 e-ISSN 2179-8001.

BOCHIO, Alessandra Lucia; POLIDORO, Marina Bortoluz. O pós-digital: a influência das tecnologias digitais nas práticas artísticas. In: BOCHIO, Alessandra Lucia; MELLO, Christine (orgs) Extremidades: experimentos críticos 3: redes audiovisuais cinema, performance e arte contemporânea. São Paulo: Invisíveis Produções, 2024. ISBN: 9786587484051.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 dez. 2018. Seção 1, p. 49. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-7-de-18-de-dezembro-de-2018-55877677. Acesso em: jul.2024.

BULHÕES, M. A. Coleções, museus e memórias de uma arte em fluxo permanente. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 27–53, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15478. Acesso em: jul. 2024.

CALZA, M. U.; POLIDORO, M. B. Considerações sobre a geração de alternativas no design. Revista D.: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, Porto Alegre, v. 7 n.1, 75-94, 2015.

CRARY, J. Terra arrasada: além da era digital, rumo a um mundo pós-capitalista. São Paulo: Ubu Editora, 2023.

FIGUEIREDO, R. C. de. A FORMAÇÃO EXTENSIONISTA DO PROFESSOR DE TEATRO - implicações e diálogo na educação infantil. Teatro: Criação e Construção de Conhecimento, [S. l.], v. 4, n. 5, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/2370. Acesso em: jul. 2024.

FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine Horto. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Relume Dumará, 2002.

MOROZOV, E. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

RABELO, F. L. F. Los Ingobernables: Arte, Hackers, Colaboratividade e Resiliêcia na era da Cultura Pós-Digital. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 246–265, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/16125>. Último acesso em 19 de julho de 2014.

ZANATTA, C. V. A metodologia colaborativa em artes visuais como processo poético. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 198–210, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.16122. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/16122. Acesso em: jul. 2024.

Downloads

Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Arte na internet hoje: reflexões críticas a partir de prática extensionista com estudantes de graduação. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 230–249, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.53609. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/53609. Acesso em: 16 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 412

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.